Vereador Moacir Castro anuncia com exclusividade ao JBN o encerramento da sua carreira política

Vereador Moacir de Castro

Timóteo (Foto PCReis) – O Vereador recordista em mandatos no município de Timóteo e considerado um dos mais influentes políticos da história da Câmara Municipal, Moacir de Castro, anunciou que está encerrando a carreira política no final deste ano, após nove mandatos, sendo oito de vereador e um de vice-prefeito.

Nesta quarta-feira (23), o vereador abriu as portas do seu escritório no Centro Comercial da Alameda 31 de Outubro, Centro Norte da cidade de Timóteo, para conceder uma entrevista exclusiva ao jornalista Paulo César Reis, do JBN.

Eleito pela primeira vez em 1976 aos 26 anos de idade, Moacir de Castro foi conduzido a um mandato, pela extinta ARENA,  época em que o vereador não recebia salário. Nesta ocasião, por influência do seu pai, José Rafael, e pelos seus alunos, fechou as urnas com uma votação de 288 votos – votação considerada astronômica para a época. Assim, desta maneira, o professor de Inglês e jogador do Florestino Social Clube entrava para a vitoriosa carreira política.

Durante a entrevista o vereador que se despede honrosamente da política partidária, disse que a decisão é irrevogável porque agora nos seus planos está o cuidado com a saúde e uma atenção especial aos seus netinhos. “Nem posso falar de ressentimento, só tenho o que agradecer a Deus, ao povo Timotense e à minha família por todos estes anos. Em cada eleição vitoriosa o meu compromisso era o de fazer um mandato ainda mais atuante e dedicado para o povo, especialmente, os mais humildes. Agradeço a minha família pelo amor a mim dedicado e agradeço de coração a população da minha terra pelos nove mandados e 37 anos de vida pública. Tenho muita honra de tudo isto”, agradeceu.

História Política

A história política do “amado e contestado” Moacir de Castro é de causar inveja em muitos aventureiros na política. O vereador/advogado que ao longo do tempo se mostrou como uma espécie de ‘padrinho’ da classe mais pobre, também se posicionava como politico forte e de voz aguda dentro e fora do município.

Presidente da Câmara por dois mandatos, Moacir acumulou em seu curriculum feitos importantes na vida de um município que sempre fez a sua economia girar entorno da Companhia Acesita/Aperam.

Não se pode falar de manutenção do nome de Timóteo, sem lembrar que Moacir de Castro foi o presidente da comissão que discutiu o assunto a nível estadual e que manteve o nome da cidade a custa até de detenção temporária.

Não se pode falar de implantação da Comarca de Timóteo, sem lembrar que Moacir de Castro também estava presidente da comissão que discutiu o assunto a nível estadual e federal. Também não pode cair no esquecimento que a implantação das agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal na sede do município, foi um grande trabalho político liderado por  Moacir de Castro.

Estruturalmente a cidade ganhou muito com a influência do vereador Moacir de Castro. Dos arquivos do vereador saiu à lembrança de que o bairro Bela Vista, na sede do município, onde inúmeras famílias corriam risco de soterramentos, o Projeto Habitar Brasil chegou pelas mãos do ex-prefeito Anchieta Poggiali e o vice-prefeito Moacir de Castro, para  construção de vias seguras, contenção de encostas, muros de arrimo, construção de casas – tirando famílias da área de risco, construção de quadra poliesportiva, creche e legalização fundiária.

 

Compartilhe em suas redes sociais

2 thoughts on “Vereador Moacir Castro anuncia com exclusividade ao JBN o encerramento da sua carreira política

  • 23 de setembro de 2020 em 20:36
    Permalink

    Boa noite amigos, meu primeiro voto para vereador foi para o meu amigo, professor Moacir de Castro, o vereador digno nas suas funções, ótima pessoa para se entender com pessoas, principalmente na família, parabéns Moacir pela sua dedicação pelo povo de Timóteo assim como à cidade, Obrigado,
    Do seu amigo Zé Renato, abraços.

    Resposta
    • 24 de setembro de 2020 em 12:16
      Permalink

      Muito obrigado José Renato. Sempre visito minha filha, delegada em Vitória. Iremos encontrar. Te comunico.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *