sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesSaúde

Secretaria de Saúde de Timóteo atualiza cadastro de moradores para o SUS

Denice Moreira é coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Timóteo

Timóteo – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, está realizando a atualização de dados dos moradores para o Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é realizada pelas 17 equipes de agentes da Estratégia de Saúde da Família em domicílio. Os moradores de bairros que não possuem unidade básica de saúde devem procurar a unidade de referência de posse de documentos de identidade e comprovante de endereço.

O objetivo é atualizar o cadastro dos usuários do SUS e adequar o município ao novo modelo de financiamento da Atenção Primária. A ação foi anunciada em novembro do ano passado pelo Governo Federal que, a partir deste ano, passou a considerar o número de pessoas efetivamente acompanhadas pelos serviços de saúde da cidade para a distribuição de verba, dentre outros indicadores, pelo Ministério da Saúde.

Durante a visita dos agentes são preenchidas informações como endereço, documentos pessoais e telefones na ficha do “e-SUS”, sistema de informação do Ministério da Saúde, para que sejam identificados dados como número de pessoas residentes no local, quadro clínico de adultos e idosos, entre outros dados ligados à saúde das mulheres, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas.

O procedimento permitirá a elaboração de um banco de dados para avaliação e planejamento das ações do serviço público de saúde, especialmente na Atenção Primária, que cuida dos problemas mais frequentes, como diabetes e hipertensão, por meio de consultas médicas, exames e vacinação.

Resistência

Em Timóteo os agentes têm enfrentado resistência dos moradores que estão se recusando a repassar as informações. Caso o morador não atualize o seu cadastro, o Município pode deixar de receber recursos para o planejamento das ações conforme a quantidade de habitantes existentes.

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Timóteo, Denice Moreira,  o agente não precisa entrar no interior da residência do morador para pegar os dados. Ele pode ser atendido no portão ou mesmo no quintal, mas é importante que o morador tenha o documento de identidade e comprovante de residência em mãos. As informações são sigilosas e repassadas diretamente ao Ministério da Saúde.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *