sábado, abril 20, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Projeto promove a recuperação e proteção de áreas degradadas em Ipatinga

Parceria entre a T8M Energia Solar e o SENAR está promovendo o reflorestamento de área degradada da Reserva Particular de Patrimônio Natural Fazenda do Zaca.

Ipatinga – Um projeto beneficente está promovendo a recuperação de áreas degradadas em Ipatinga. De acordo com a T8M Energia Solar, a iniciativa é uma parceria entre a empresa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Eles estão promovendo o reflorestamento de uma área degradada da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda do Zaca por meio do plantio de 100 mudas, o que ocorreu no sábado (19).

De acordo com o diretor da T8M Energia Solar, Toniangelo Vieira, entre os dias 17 e 19 deste mês foi realizado, também na RPPN, um curso para engenheiros e biólogos sobre a recuperação e proteção de áreas degradadas. “No curso, eles aprenderam sobre as áreas de preservação permanente, a importância do reflorestamento de terras e de conscientizar as pessoas quanto à sustentabilidade e defesa do meio ambiente”, afirma Toniangelo.

Segundo ele, durante o curso, ministrado pelo professor do SENAR, Wagner Eustáquio da Silva, Engenheiro Agrícola, foram ensinadas também formas de avaliação do solo degradado pela natureza e do solo alterado pelas mãos humanas. “Na quinta-feira eles aprenderam sobre a teoria das leis florestais e como cuidar e fazer a manutenção e recuperação de solo para o plantio; na sexta-feira sobre a preparação do solo e dos berços (cova) para o plantio/recuperação; e no sábado sobre o plantio e finalização do processo, com cobertura do solo e finalização”, explica o diretor da empresa.

Ainda segundo ele, o objetivo dessa iniciativa é contribuir com a preservação do meio ambiente. “Nós estamos participando desse projeto com o intuito de fazer o reflorestamento de uma área prejudicada, além de promover a conscientização da população quanto aos cuidados com o meio ambiente. Nossa empresa quer promover um futuro mais sustentável, não só por meio da energia solar, que é limpa e sustentável”, explica o diretor da empresa.

A T8M vai aproveitar o treinamento para também fazer o plantio de mudas em uma área próxima à sua fazenda solar.

Sobre o SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) é uma empresa sem fins lucrativos com atuação em todo o país. Ela atende milhares de brasileiros do meio rural oferecendo formação profissional e desenvolvendo ações, programas e projetos voltados para a sustentabilidade, como o reflorestamento e plantio de áreas degradadas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *