sábado, abril 20, 2024
DestaquesPolítica

PL que autoriza a abertura da UPA-24h e da Maternidade é aprovado na Câmara de Fabriciano

A votação foi unanime para o Projeto de Lei que prevê a manutenção e continuidade dos serviços públicos essenciais e contínuos no Hospital Dr. José Maria Morais, a abertura da UPA-24h e Maternidade

Fabriciano (Fotos PCReis) Os vereadores da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano aprovaram nesta terça-feira (26), durante sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 3.088/2020 que solicita do Legislativo Fabricianense a autorização para criação de cargos, que decorrem da necessidade da manutenção e continuidade dos serviços públicos essenciais e contínuos no Hospital Dr. José Maria Morais, a abertura da UPA-24h e Maternidade.

Com votação unanime dos 16 vereadores presentes (Adriano Martins, Luciano Lugão, Beto Cavaleiro, Marcos da Luz, Xingozinho, Carmem do Sinttrocel, Miltinho do Sacolão, Cristiano do Cais, Relé, Eugênio Pascelli, Professor Edem, Thiago Lucas, Nélio do Abacaxi, Dr. Sandro, Canídia e Ronilson Burrinho) – ausente o vereador Sargento Francisquini, a matéria foi aprovada sem nenhuma emenda, visto que as duas propostas apresentadas pelos vereadores Marcos da Luz e Nélio do Abacaxi, foram derrotadas pela mesma votação – 9×6.

“Estamos aqui para defender o interesse da população”, pontuou o presidente da Câmara Municipal, vereador Adriano Martins

Conforme informou o presidente da Câmara, vereador Adriano Martins, todos os vereadores presentes, apesar das divergências partidárias, entenderam a necessidade da aprovação do PL, para que a Administração Municipal possa inaugurar a UPA e a tão esperada Maternidade ainda este ano.

Adriano Martins ainda destacou a maturidade dos vereadores. Segundo ele, todas as matérias de interesse da população são tratadas com a maior transparência no decorrer da sua tramitação e até então, nenhuma delas foram rejeitadas. “Estamos aqui para defender o interesse da população. Com a votação do PL, a Câmara possibilitou ao município o direito de uma UPA e uma Maternidade de portas abertas para atender os interesses da nossa população ainda este ano, conforme prometido pelo prefeito Dr. Marcos Vinicius. Além disso, todos os servidores do Hospital José Maria Morais estão protegidos no emprego”.

UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24h) é do Tipo 2, está localizada na Avenida Maanaim, no bairro Silvio Pereira II e terá capacidade para atendimento de 250 pacientes por dia. O objetivo é atender pacientes de urgências diminuindo as filas nos pronto-socorro do HJMM – hospital José Maria morais. A UPA vai oferecer estrutura simplificada, com raio-x, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

Seu objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a Atenção Básica e a Atenção Hospitalar. Desta forma, a população terá melhor atendimento à saúde, com menor fila no pronto-socorro do hospital, além de aumentar a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

MATERNIDADE HJMM

A reforma, adequação e ampliação da maternidade foram iniciadas em Março de 2020 com o objetivo de implantar o serviço, desativado há mais de uma década. A iniciativa vai por fim ao drama das mães fabricianenses assistidas pelo SUS que precisavam recorrer aos hospitais de cidades vizinhas para “dar luz” aos seus filhos.

A nova maternidade contará com centro obstétrico com duas salas para partos, berçário, consultório para as puérperas e recepção. Serão seis leitos de pré e pós-parto em duas enfermarias; uma sala de PPP (pré-parto, parto e puerpério – PPP) com banheira para realização de parto humanizado e individual, mais um leito de isolamento. A estrutura será suficiente para fazer até 250 partos/mês.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *