quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Projeto Conexão Mata Atlântica abre edital para recuperação de áreas degradadas

Redação – Proprietários rurais da Zona da Mata Mineira que possuem áreas degradadas para restauração, e que queiram realizar a recuperação com técnicas sustentáveis de conservação do solo e da água, podem contar com o auxílio técnico do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Por meio do Projeto Conexão Mata Atlântica é feita a doação de material e mão de obra para cercamento e plantio, de acordo o projeto técnico, que também é desenvolvido pelo IEF. O Edital para novos beneficiários está aberto e as inscrições podem ser feitas pelo site no link

O Projeto Conexão Mata Atlântica – Projeto de Recuperação e Proteção dos Serviços do Clima e da Biodiversidade do Corredor Sudeste da Mata Atlântica Brasileira – tem como objetivo recuperar e preservar serviços ecossistêmico associados à biodiversidade e ao clima, em zonas prioritárias do corredor Sudeste da Mata Atlântica Brasileira. Desde a implantação do Projeto, em 2017, 112 usuários já foram cadastrados e 203 projetos em desenvolvimento, o que corresponde a cerca de 800 hectares de área recuperada.

A área de atuação do projeto é a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, que abrange parte do Estado de São Paulo, atravessando a conhecida região socioeconômica do Vale do Paraíba Paulista; parte de Minas Gerais, na Zona da Mata Mineira, e metade do Rio de Janeiro.

As ações previstas em Minas Gerais envolvem a restauração de áreas degradadas e a capacitação de produtores rurais em técnicas de manejo sustentável da água e do solo, nas sub-bacias do Rio Pomba e Muriaé e dos rios Preto e Paraibuna. Estas sub-bacias hidrográficas foram priorizadas no estado de Minas Gerais devido à importância na contribuição de água na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, sendo utilizadas para o abastecimento urbano, mas que, no entanto, se encontram degradadas.

O Projeto utiliza uma abordagem de manejo florestal sustentável a fim de produzir múltiplos benefícios, especialmente benefícios de captura e manutenção de estoques de carbono, proteção/incremento da biodiversidade, capacitação de produtores, uso sustentável da água e do solo, além da adequação ambiental das propriedades rurais por meio da doação de material de cercamento e plantio, e contratação de empresas para as instalações das cercas e plantio das mudas.

O Conexão Mata Atlântica é financiado com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environmental Facility – GEF), tendo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC) como executor financeiro. Em Minas Gerais, as entidades responsáveis pela execução das ações do projeto Conexão Mata Atlântica são a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Sedectes) e a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *