Novo horário de testagem em casas com registros de óbitos

Ipatinga – Para maior efetividade do trabalho, a partir desta terça-feira (7) a Secretaria de Saúde de Ipatinga passa a atuar em novo horário na execução do protocolo especial de testagem domiciliar que está sendo cumprido desde a semana passada. Uma equipe volante está mobilizada exclusivamente para testar pacientes assintomáticos residentes em casas onde foram confirmados óbitos em consequência da Covid-19.

O novo horário de visitação e realização do teste rápido será a partir de 17h. A equipe está identificada como agentes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ipatinga.

“Nós temos percebido, em muitas das residências em que a gente tem ido que, como as pessoas estão assintomáticas, elas têm voltado à rotina do trabalho. Assim, muitas vezes não conseguimos encontrar a família toda no horário da manhã ou da tarde. Nós adotamos como estratégia o horário a partir das 17h para que consigamos testar o maior número de moradores na residência e assim fecharmos um desenho epidemiológico da família”, esclarece a secretária de Saúde do município, Érica Dias.

Para aqueles que apresentam sintomas da Covid-19, a orientação ainda é de procurarem uma Unidade Básica de Saúde para passar por uma avaliação do médico e serem notificados. A partir desse momento, a pessoa agendará o dia para que a equipe da Secretaria de Saúde se dirija até a residência para a testagem, que é feita entre o décimo e o décimo segundo dia após o início dos sintomas, tempo em que se garante melhor efetividade ao teste rápido.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *