sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesSaúde

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO HOSPITAL DR. JOSÉ MARIA MORAIS

Fabriciano – Em razão da denúncia encaminhada pela senhora Aline à Comissão de Saúde da Câmara de Coronel Fabriciano, que acusa o Hospital José Maria Morais – HJMM pela morte do seu esposo Dayvidson Wicent Inocêncio Correia, fato ocorrido no último dia 8, a coordenação do hospital emitiu nota com os seguintes esclarecimentos:

A equipe do Hospital Dr. José Maria Morais solidariza com a família de Aline pela perda do esposo Dayvidson Wicent Inocêncio Correia. O caso esta sendo investigado pela direção do HJMM e pela Comissão de Ética da instituição. Concluída a apuração serão tomadas as medidas cabíveis necessárias.

Segundo análise preliminar, com base no prontuário, o paciente deu entrada na instituição na madruga de domingo, 9, às 0h20, com quadro gripal, sem febre, pressão arterial e capacidade respiratória normais. Dayvidson recebeu assistência médica adequada e foi medicado conforme o quadro apresentado no momento. Ele recebeu alta às 2h34, com receituário de medicação complementar.

Apesar do óbito não ter ocorrido na instituição e do compromisso firmado em investigar o caso, a direção do HJMM destaca que o ocorrido não reflete a realidade e não pode ser usado, equivocadamente, para denegrir a imagem da instituição, que acolhe a todos com seriedade, profissionalismo, humanidade e salva centenas de vidas diariamente.

O Hospital Dr. José Maria Morais foi reaberto pela Prefeitura de Fabriciano em julho 2017, reaberto com atendimento 24 horas, 100% SUS e retorno da pediatria, que não era oferecida à população havia sete anos. Desde então, a instituição vem melhorado significativamente sua estrutura, corpo clínico, índices de atendimento, tipos de serviços ofertados.

Um exemplo é a realização de cirurgias eletivas – como hérnia, vesícula, ortopédicas, ginecológicas –, antes encaminhadas para outras cidades. Apenas entre os meses de janeiro a outubro de 2019, foram realizadas 840 cirurgias, crescimento de 223% no comparativo com 2016, quando o hospital atendeu 260 cirurgias de urgência.

O HJMM possui 60 leitos, sendo 10 de UTI e 30 de clínica médica; 14 leitos são destinados a cirurgias eletivas. A pediatria possui seis leitos. Por mês, o HJMM realiza 19 mil procedimentos entre consultas, diagnósticos, exames complementares e cirurgias, além de 2,5 mil atendimentos hospitalares e 280 internações.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *