quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesSaúde

Governo do Estado anuncia para esta quinta-feira uma decisão final sobre o Vital Brazil

Timóteo – Já sem a placa de identificação, funcionários no aviso e com prazo de validade até nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, o São Camilo está com as malas prontas para partir do município de Timóteo, mesmo estando com um contrato vigente com o governo do Estado de Minas Gerais até o ano de 2023. O contrato do São Camilo e o Estado é o de prestação de serviços de saúde do SUS para população de Timóteo e cidades vizinhas.

No último mês de janeiro, por motivos não declarados, a Sociedade Beneficente São Camilo decidiu deixar Timóteo, entregar o Hospital Vital Brazil para a Aperam e, romper de forma unilateral os contratos com o Estado e com a Aperam.

Em razão de a empresa Aperam entrar no assunto para resolver um problema especifico do comodato do prédio pertencente à siderúrgica, e a proposta de escolha de uma nova mantenedora para o hospital em substituição ao São Camilo, criou-se um tremendo imbróglio.

A partir do anúncio da nova mantenedora pela Aperam, o  Ministério Público do Estado de Minas Gerais moveu uma Ação Pública contra o Estado de Minas Gerais; município de Timóteo; Aperam Inox América do Sul SA e Hospital Vera Cruz AS (mantenedora escolhida pela Aperam), com requerimento de tutela provisória de urgência.

A ação proposta pelo MP foi em razão da saída da Sociedade Beneficente São Camilo e a Aperam ter realizado procedimento administrativo interno para escolha da nova mantenedora do Hospital Vital Brazil, sem preservar o atendimento público de saúde da população local pelo SUS.

Na decisão do Juiz de Direito Maycon Jésus Barcelos, da 2ª Vara Civil da Comarca de Timóteo, deixa claro que “a nova mantenedora, Hospital Vera Cruz, e o Estado de Minas Gerais não firmaram contrato administrativo para manutenção e execução de serviços públicos de saúde no Hospital e Maternidade Vital Brazil, o que, com certeza, teria forte impacto na assistência à saúde da população local pelo SUS”. A decisão judicial pediu ainda a suspensão do contrato de comodato firmado entre Aperam e o Hospital Vera Cruz.

Placa

Nesta quarta-feira (9) para engrossar ainda mais a história de que o São Camilo deixará Timóteo nesta quinta-feira (10) em razão do fim do seu contrato com a Aperam, a placa do hospital foi retirada.

Se o caso estava sendo tratado com preocupação por diversos atores, o fato da retirada da placa apertou ainda mais os corações dos timotenses e acelerou as autoridades municipais e estaduais.

Reuniões

Fontes ligadas a Prefeitura de Timóteo informaram ao JBN que o prefeito Douglas Willkys está dormindo e acordando na porta da Secretaria Estadual de Saúde em Belo Horizonte. O JBN conseguiu apurar que nesta quinta-feira (10) a Secretaria Estadual de Saúde irá anunciar uma decisão final sobre o assunto.

A Aperam seguirá não se manifestando sobre o assunto por hora. A assessoria da Sociedade Beneficente São Camilo não se pronunciou até o fechamento desta edição.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *