sábado, abril 20, 2024
DestaquesPolítica

Ipatinga atende recomendação do Ministério Público e aguarda definição em reunião regional

Ipatinga – A reunião do Comitê Gestor de Crise que avaliaria normas para uma maior flexibilização do comércio em Ipatinga, na tarde desta sexta-feira (3), foi adiada para o início da próxima semana, por decisão da presidente do organismo, a secretária municipal de Saúde, Érica Dias. A definição, endossada pelo Executivo, se dá em atendimento a recomendação do Ministério Público, que comunicou aos municípios da região, em documento oficial, a convocação dos prefeitos da Região Metropolitana do Vale do Aço para um encontro na próxima terça-feira (7), visando à tomada de novas medidas unificadas de combate à expansão do coronavírus.

Assinado pelos promotores de Justiça e também curadores da Saúde nas comarcas da região, o documento orienta os municípios a não tomarem decisões isoladas em relação ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais, tendo em vista que, pelas características do conglomerado urbano local, ações divergentes podem impactar nas populações vizinhas como um todo, sem se restringirem aos limites das cidades.

“O Ministério Público de Minas Gerais expediu ofício visando à deliberação conjunta com os prefeitos dos Municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso, no dia 7 de abril. O objetivo é analisar associadamente as possibilidades de flexibilização do funcionamento de atividades comerciais, enquanto durar o estado de calamidade pública, de acordo com o que prevê a Deliberação nº 17 do Comitê Extraordinário COVID-19”, especifica a nota da Promotoria.

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, afirmou que mantém o compromisso feito em pronunciamento oficial nesta semana, de estruturar novas regras de flexibilização do comércio a partir de números mais consistentes de redução dos casos suspeitos no município. Contudo, em respeito à decisão da presidente do Comitê Gestor, em acatamento às instruções do Ministério Público, vai aguardar o desfecho do encontro agendado pelos Promotores de Justiça.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *