quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

Atendimento Social: Ipaba e Bom Jesus do Galho recebem veículos da Fundação Renova

A entrega do veículo em Conselheiro Pena. Na foto José de Paula, Assistente Social; Izabelly França, analista do Programa de Proteção Social e Saúde da Fundação Renova e André Luiz Teixeira Farias, secretário municipal de Assistência Social e Esportes.

Redação – Um Termo de Cooperação Técnica e Financeira assinado entre a Fundação Renova e municípios de Minas Gerais atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015, está promovendo investimentos na área da Assistência Social. A parceria permite aos entes a contratação de profissionais e aquisição de materiais e equipamentos, além da promover a melhoria no transporte dos funcionários na execução dos serviços, entre outras ações.

Na última terça-feira (28), a Prefeitura de Bom Jesus do Galho, no Vale do Aço, recebeu um veículo para fortalecer o atendimento social no município. A entrega do veículo é resultado do termo assinado em janeiro. Além de Bom Jesus do Galho, Conselheiro Pena e Ipaba também receberam, em março e abril, um veículo, para fortalecer os serviços locais de assistência social. A iniciativa da Fundação Renova faz parte do Programa de Proteção Social.

“O objetivo é apoiar o poder público no desenvolvimento de ações para atender famílias e/ou indivíduos em situação de vulnerabilidade impactados pelo rompimento da barragem de Fundão. Outros municípios também receberão investimentos, de acordo com as especificidades de cada localidade”, diz a analista do Programa de Proteção Social e Saúde da Fundação Renova, Izabelly França.

Ipaba e Conselheiro Pena

Em Conselheiro Pena, as ações visam fortalecer a política pública de assistência social do município, por meio do estímulo ao desenvolvimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

“Conselheiro Pena é um município muito grande, de uma complexidade tamanha. Esse apoio vai agregar muito ao atendimento volante que realizamos no município. A cidade se orgulha de ter sido uma das primeiras a assinar o termo com a Fundação Renova. Realmente, vai fazer a diferença para a população”, afirma o secretário municipal de Assistência Social e Esportes, André Luiz Teixeira Farias.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *