quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

Instituto Presbiteriano Êxodo – IPÊ, em parceria com o CRAS Oeste realizou mais uma edição do “CAFÉ COM CAUSOS”

Timóteo – No último dia 14, o Instituto Presbiteriano Êxodo – IPÊ, em parceria com o CRAS Oeste realizou mais uma edição do “CAFÉ COM CAUSOS”, uma atividade de memória, identidade e patrimônio cultural.  O projeto “CAFÉ COM CAUSOS” é realizado mensalmente e tem como público alvo o Grupo de Idosos “Bem me Quero”, integrante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos IPÊ, do Distrito de Cachoeira do Vale.

Neste café ocorrem narrativas muitas vezes protagonizadas pelos próprios idosos moradores do Distrito e do entorno, como forma de resgatar a história e os ‘causos’, no qual temas concernentes à memória das pessoas e do território são debatidos e compartilhados entre os presentes, em meio a iniciativas artísticas que deixam o ambiente ainda mais alegre, rico e atrativo.

O “CAFÉ COM CAUSOS” é uma atividade pensada para a população idosa, contudo, tornou-se um verdadeiro encontro entre gerações. Para cada edição, um tema é escolhido para a próxima. Dessa forma, assuntos, temas e acontecimentos significativos e relevantes para o público em questão e para a comunidade entram em pauta, além de histórias de famílias, resgate de cantigas e de brincadeiras. O mais impressionante é a forma calorosa como o projeto foi abraçado pelo público alvo, famílias e comunidade. Sobre o “Café com Causos”, nos depoimentos dos idosos tem sido comum ouvir diversos comentários sobre os benefícios do projeto, entre eles: “gosto muito, antes me sentia muito sozinha”; “aqui sou importante, me sinto útil e valorizado, faço muitas amizades”; “o café curou minha depressão”; “eu precisava de alguma coisa para me tirar de casa e me trazer alegria, este café me deixa feliz”.

Avalia-se que o “CAFÉ COM CAUSOS” tem contribuído de forma expressiva para melhoria da autoestima, autonomia e qualidade de vida de seu público, o qual tem deixado suas residências para atuarem como agentes transformadores, protagonistas da formação social e cultural do Distrito e de sua cidade, deixando assim de serem apenas meros objetos da história. O Projeto tem contado atualmente com a participação de mais de trinta idosos de ambos os sexos e tem atraído também outros segmentos da comunidade.

Em cada edição uma mesa compartilhada dá todo o charme e o aconchego ao evento, já que são os próprios participantes, junto com a equipe que costumam levar de casa os petiscos a serem degustados, em um cardápio formado pela chamada “comida da roça”: batata doce, banana assada, broa de rapadura, pão de queijo, fubá suado, café, leite queimadinho, chás, biscoito frito, biscoito de polvilho, canjica, canjiquinha, entre outras guloseimas.

O Serviço de Convivência IPÊ está sediado na Rua Bahia, nº 83, Distrito de Cachoeira do Vale e o telefone para contato é (31) 9 8683-6255. O CRAS Oeste está localizada à R. Guajajaras, 30 – Cachoeira do Vale, Timóteo , telefone: (31) 3849-3734.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *