terça-feira, abril 23, 2024
DestaquesMeio Ambiente

GRUPO DE PESCADORES DE PEDRA CORRIDA FORMALIZA ASSOCIAÇÃO

Com auxílio da Fundação Renova, associação desenvolve atividades que melhoram a qualidade do produto oferecido.

Redação – Aconteceu no dia 4 de março, a formalização da Associação de Pescadores e Ilheiros de Pedra Corrida (ASPIPEC), instituição apoiada pela Fundação Renova por meio do Programa de Apoio ao Associativismo e ao Cooperativismo. O evento contou com a presença de cerca de 100 associados.

Leyse Cruz Ferreira, analista da área de Economia e Inovação da Fundação Renova, explicou que a associação já existia, porém sem registro. Com a formalização e a criação de um CNPJ, o grupo se torna capaz de investir no desenvolvimento de suas atividades, abrindo novos mercados, captando recursos, fazendo parcerias e melhorando a qualidade do produto oferecido.

“A formalização é uma porta de comunicação com o mercado não só de Pedra Corrida, que é um distrito de Periquito, mas de todo o país. Uma das ações do nosso programa é contribuir com esse processo de fortalecimento das instituições das cidades atingidas para que elas possam se estruturar e ganhar mercado, fazendo com que a economia gire. A base solidária, que é a característica da ASPIPEC, é justamente essa: permitir que toda a comunidade cresça dentro da atividade da pesca na região”, explica Leyse.

Além da auxiliar a associação nesse processo de formalização, a Fundação Renova também presta consultoria à ASPIPEC por meio da Plan Soluções, empresa de consultoria sediada em Mariana (MG).

Patrícia de Oliveira Vieira, presidente da ASPIPEC, conta que a associação vinha tentando se formalizar há três anos. Segundo ela, o registro além de trazer forças à classe para a luta por melhorias também agrega benefícios para o crescimento de Pedra Corrida.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *