sexta-feira, abril 26, 2024
CidadesDestaquesMeio Ambiente

Grupo de Moradores inicia movimento para que nascente volte abastecer residências no Bela Vista

Timóteo – Um grupo de moradores do Bairro Bela Vista, regional Sul da cidade de Timóteo – MG,  com o apoio da Associação HINENI Projeto Social, iniciou nesta quarta-feira (1º/04), um manifesto em favor de uma histórica nascente que até pouco tempo abastecia centenas de residências no bairro.

De acordo com Thiago Torres, um dos lideres do movimento, a nascente que ainda se encontra perene no final da Rua Mesquita, na localidade denominada de Nonô Goiaba, antigamente era a única alternativa para abastecer por gravidade a maioria das residências do bairro.

Thiago contou com exclusividade ao JBN, que a água cristalina que serpenteou quilômetros e mais quilômetros, anos e anos dentro de tubulações implantadas pela Prefeitura de Timóteo até as torneiras, agora está limitada a um pequeno grupo de sitiantes para encher até piscina.

O objetivo do trabalho ora iniciado, conforme Thiago Torres, é o de apenas devolver este bem de todos – água – as torneiras das residências, que no momento são altamente prejudicadas com o serviço de abastecimento de água da Copasa.

Parcerias

O grupo de moradores que no momento arregaça a perna da calça para devolver o abastecimento da água da mina aos moradores do bairro Bela Vista, também está focado no contexto de recuperação ambiental da área onde está localizada a nascente.

Thiago Torres detalhou para a reportagem do JBN,     que a Associação HINENI estará oficializando ao Departamento Ambiental da Prefeitura de Timóteo para que o mesmo possa orientar as ações do grupo voltado para a preservação da nascente, uma vez que onde brota o olho d’água a sinais de pisoteio de animais, o que se mostra altamente prejudicial. “Além disso, achamos que a vegetação ao redor da mina não é o suficiente para a tamanha capacidade ao que se projeta a nascente”, alertou Thiago, reforçando que o objetivo do projeto é o de aumentar a capacidade de vazão da nascente, e de devolver a “água para as torneiras de todos os moradores que dela se servia”.

Dona Maria dos Anjos, residente no bairro há mais de 40 anos, disse ao JBN que a água nunca deixou de sair nas torneiras. Mas de um tempo pra cá, a água sumiu. “Fiquei sabendo destes moradores que canalizaram a água só pra eles. Em outros tempos, a água desta nascente abastecia mais de 100 casas aqui do bairro e do Ana Malaquias. Ali já foi um ponto muito bonito, um local bem preservado que atraía animais silvestres que vinham buscar o de beber. Espero que estes meninos consigam resolver pra nós, porque depender da Copasa é um calvário”, resumiu a moradora Maria dos Anjos.

Compartilhe em suas redes sociais

One thought on “Grupo de Moradores inicia movimento para que nascente volte abastecer residências no Bela Vista

  • Marcone Santiago

    Excelente matéria. A nascente é tombada como “Patrimônio Natural do Município de Timóteo”, mas está abandonada pelo poder público municipal. Na sua origem ela abastecia gratuitamente toda a região Centro Sul, mas com a entrada da COPASA na cidade foi abandonada e apenas os moradores locais cuidavam, hoje ninguém mais cuida. É necessário seu cercamento num raio de 50 m. ou mais como determina a lei ambiental, e a manutenção com obras e técnicas adequadas. É preciso recuperar também as diversas nascentes do município e disponibilizar suas águas saudáveis para a população.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *