sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesMeio AmbienteSaúde

Fundação Renova adota novas medidas de segurança contra o coronavírus

Coronavirus

Redação – A Fundação Renova informa que, seguindo os alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde e diante do aumento dos casos de contaminação pelo coronavírus no Brasil, decidiu adotar novas medidas de prevenção e segurança. As atividades relacionadas às obras serão paralisadas temporariamente, incluindo os trabalhos nos reassentamentos, de 23 de março a 3 de abril.

O principal objetivo é preservar a saúde de atingidos, funcionários e parceiros e evitar a disseminação do vírus nos territórios em que a Fundação atua. A medida também ajuda a reduzir a sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Fundação Renova entende que, diante do agravamento do cenário, tais medidas são necessárias ainda que tragam reflexos no andamento das ações planejadas. A decisão foi adotada sobretudo para proteger a parcela da população idosa das comunidades (que é mais vulnerável ao vírus Covid-19), que têm participação nas atividades.

Todos os escritórios, canteiros de obras e unidades da Fundação e suas terceirizadas estão recebendo orientações sobre cuidados com a higiene e outras ações que ajudam a conter a propagação do vírus, segundo os protocolos da OMS.

O contingente de colaboradores ativos nas obras será reduzido ao mínimo necessário para o atendimento essencial e de emergências. Durante esse período, os contratos com terceiros e os empregos serão mantidos.

Os escritórios do Programa de Indenização Mediada (PIM) estão com suas atividades suspensas. Os atendimentos que seriam realizados durante esta semana serão reagendados. Os Centros de Informação e Atendimento (CIAs) também estão com a rotina de funcionamento alterada. Uma equipe reduzida atuará sob demanda na entrega do Informe de Rendimentos 2019 para aqueles que solicitarem. O canal 0800 031 2303 continua ativo.

As atividades de abastecimento de água (pipa e galões), bombeamento de água em Linhares (ES), manutenção de aterro sanitário em Mariana (MG) e manutenção do canteiro de obras dos reassentamentos não serão paralisadas.

Veja a seguir as novas medidas adotadas nas frentes de atuação da Fundação Renova:

Ensecadeira do rio Pequeno (Linhares – ES)

Será mantida uma equipe para atendimento emergencial nas ensecadeira do rio Pequeno, em Linhares. Ela atuará apenas se for acionada, caso o nível do rio aumente.

Reassentamentos

Equipes de atendimento de emergência serão mantidas ativas. Em Bento Rodrigues, um efetivo de 50 profissionais estará à disposição. Em Paracatu de Baixo, 41 colaboradores atuarão nos atendimentos. Para o atendimento dos reassentamentos familiares e moradias, estarão à disposição 15 profissionais.

Rodovias e estradas

No caso de rodovias e estradas, serão mantidas as obras de mais urgência e criticidade.

Atividades em campo

As atividades em campo como as de Uso Sustentável da Terra (UST) e outras, por serem realizadas em campo aberto, estão sendo reavaliadas e as decisões necessárias serão tomadas e comunicadas em breve.

A Fundação Renova continuará acompanhando a evolução do coronavírus em todo o território e adotando ações de prevenção e segurança por região de acordo com os protocolos regionais, nacionais e internacionais, sempre que for necessário.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *