domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolítica

ELEIÇÕES 2020: Entrevista com o candidato a prefeito de Timóteo Dr. Renato Martins

Dr. Renato Martins concorre a prefeitura de Timóteo com o número 15

Timóteo – A partir desta terça-feira  (10), o JBN estará ofertando uma oportunidade ímpar para que os eleitores conheçam em detalhes o perfil dos candidatos a prefeito de Timóteo e tenha subsídios confiáveis para alcançar suas conclusões.

Os candidatos foram  orientados a falar apenas sobre as suas propostas em 60 linhas, sem qualquer ofensa ou citação ao adversário. As publicações seguiram a ordem de sorteio realizado nesta segunda-feira (9), ao vivo no instagram.com/portal­­­_jbn”, na sede do JBN.

A primeira entrevista a ser publicada será com a candidata Jenifer, do PT/13; a segunda será com o candidato Dr. Renato Martins, do MDB/15; a terceira será com o candidato Douglas Willkys, do PSB/40.

ENTREVISTA

JBN – Quem é você candidato a prefeito?

Dr Renato é nascido e criado no Bairro Centro Sul, em Timóteo.  Estudou nas escolas Angelina Alves de Carvalho, Colégio São Sebastião, e em seguida fez metalurgia no Antigo Colégio Técnico e Industrial. Mas logo cedo Renato percebeu que sua vocação não era metalurgia, e sim salvar vidas e cuidar das pessoas. Foi a partir daí que sua vida deu uma guinada…

Renato Cursou medicina na Universidade Federal de Minas Gerais onde se especializou em cirurgia geral e Urologia. Em seguida, fez Mestrado em Ciências pelo IPEN-USP.  Foi diretor clínico do Hospital e Maternidade Vital Brasil por vários anos, e atualmente Dr. Renato atua como médico na Prefeitura Municipal de Timóteo e nas Clínicas Medicin e Dr. Valle. Mas não para por aí, ele ainda consegue tempo para ensinar! Renato é professor universitário do curso de Medicina, em Ipatinga. Dr. Renato é casado com a médica oftalmologista Dra Fabiana Athayde Martins Araújo e pai de Marcela Athayde Martins Araújo, Marina Athayde Martins Araújo e Felipe Martins. Por entender que a política é um instrumento de transformação da vida das pessoas para melhor, Renato ingressou na política e foi vice-prefeito durante 2013 à 2016, no único mandato que cumpriu os 4 anos, nesses 10 anos de instabilidade política.

JBN – Quem é você candidato a vice-prefeito?

Ao seu lado como vice-prefeito, ele tem José Constantino Coronel, que é advogado especializado em Direito Público e foi vereador por 4 mandatos, um dos mais atuantes da história da cidade. Ele também tem experiência no Executivo, onde exerceu o cargo de Secretário de Governo e Administração. Coronel traz consigo não só o amor pela política e as causas sociais, mas carrega também o gosto pelo esporte e lazer da nossa cidade, tendo sido inclusive, presidente da Liga Acesitana de Desportos. É casado com Maria Natalia Duarte Costa Constantino, pai do Bruno Constantino Costa anos e Gabriela Duarte Costa Constantino.

JBN – O que a cidade pode esperar da Administração de vocês? 

Governada por Dr. Renato e Coronel, a população poderá esperar uma Timóteo inovadora. O slogam “O FUTURO COMEÇA AGORA” expressa o sentimento de mudança e a vontade de transformar Timóteo em uma cidade do futuro, com políticas modernas e tecnológicas. O mundo está mudando e Timóteo ficou parada no tempo, com drástico déficit no que se refere às políticas públicas em Educação, Geração de Emprego e principalmente na área da Saúde.

Dr. Renato é médico e entende que com a Saúde e a vida das pessoas não se brinca, ele tem sensibilidade e atitude para cuidar das pessoas, por isso sabe onde e como resolver os problemas do sistema público de saúde. Ele vai ampliar e garantir o funcionamento integral das UPAS e do Hospital Vital Brasil, para que os cidadãos timotenses não tenham que depender das cidades vizinhas.

Vai tornar o acesso à Saúde mais humanizado, através da Clínica da Família no Antigo João Otavio no Olaria, com o objetivo de criar um centro de referência para consultas humanizadas, com diversos especialistas, laboratório próprio para realização de exames, saúde mental, além de apoiar as Equipes de Saúde da Família, apoiar o SUS aumentando a resolutividade das ações e serviços públicos de saúde. Vai facilitar a vida das pessoas através do aplicativo da saúde para marcação de consultas, agendamentos de exames e resultados online prático, fácil e moderno, visando integrar todo o sistema de saúde oferecendo agilidade e rapidez para o cidadão. Além disso, vai propor ações e destinar recursos públicos para a atenção a pessoas com necessidades especiais, acamadas nas suas residências, mediante acompanhamento médico e atenção especializada nas Unidades Saúde da Família e Clínica da Família integradas no sistema de modernização com acompanhamento online pela Prefeitura e pelas famílias. Vai criar a Rede de Medicamentos em Casa para quem mais precisa, com uma logística eficaz, para o cidadão receber todo mês sua medicação no conforto do seu lar.

A proposta é tornar Timóteo um polo de excelência na educação, com a valorização dos professores e demais profissionais de educação, modelo pedagógicos modernos e atualizados, adequados às realidades das comunidades, formação de rede de intercâmbio de experiências entre as escolas, com outros municípios e estados, voltando a crescer e ser destaque no IDEB. Vai Instituir na Secretaria de Educação o programa Educação do Futuro que será voltada para trazer novas tecnologias aos alunos da rede municipal, fortalecendo a modernização na Educação e transformando nossa educação e formando alunos antenados, atualizados e capacitados para o mercado de trabalho.

É preciso pensar e ter atitude para agir, porque é urgente uma política de geração de emprego e renda para a população de Timóteo. É preciso ter um plano de retomada da economia local pós pandemia. Dr. Renato vai desenvolver dentro da Secretaria de Desenvolvimento a área do Empreendedor com um programa totalmente focado em ajudar as pessoas a empreender, criar seu próprio negócio, em parceria com o Sebrae, Startups, instituições financeiras para oferecer linha de credito a juros baixos, tecnologia da informação, além de Instituir projetos de diversificação da economia de Timóteo, com vistas a elevar a geração de emprego e renda em todos os setores: agropecuária, indústria, comércio, prestação de serviços, turismo, cultura, Indústria de Software.


Do JBNO texto foi produzido pela assessoria do candidato, a partir de perguntas sugeridas pelo JBN. 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *