quinta-feira, abril 18, 2024
DestaquesPolítica

Distribuição de testes e respiradores preocupa deputados

Redação – Os parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) reivindicaram, na Reunião Extraordinária de Plenário da tarde desta terça-feira (31/3/20), que o Poder Executivo disponibilize mais testes rápidos de coronavírus em todo o Estado. Os pronunciamentos foram on-line, uma vez que a votação de projetos foi remota, em atendimento às orientações de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Segundo o deputado Doutor Jean Freire (PT), é provável que os números atuais estejam subnotificados e isso prejudica o planejamento das ações de prevenção e combate à pandemia.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião

Também os deputados Gil Pereira (PP) e André Quintão (PT) fizeram o pedido por maior disponibilidade de testes. As demandas foram apresentadas em reunião de Plenário desta terça (31), logo depois da votação remota de projetos do governador Romeu Zema (Novo) que tratam de ações para enfrentar a crise causada pela pandemia de coronavírus.

fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os trabalhadores da área da saúde foi outra preocupação apresentada pelos parlamentares.

O deputado Betão (PT) destacou que tem recebido denúncias de profissionais da área sobre a falta de máscaras, luvas e outros instrumentos essenciais para sua segurança durante o atendimento de pacientes. O deputado Raul Belém (PSC) também falou sobre sua preocupação com o problema.

O deputado Doutor Paulo (Patri) cobrou, ainda, maior transparência do Poder Executivo em relação aos critérios para distribuição de testes, EPIs e, ainda, respiradores e hospitais de campanha. Ele sugeriu que pelo menos um parlamentar fosse membro da comissão de enfrentamento à pandemia para melhorar a interlocução entre os Poderes.

Grupos de risco – Já Duarte Bechir (PSD) lembrou que muitas pessoas com deficiências fazem parte do grupo de risco do coronavirus e pediu que eles fossem incluídos nos programas específicos do governo direcionados, por exemplo, a pessoas mais idosas.

Norte e Nordeste de MG reivindicam recursos

Diversos deputados da porção mais ao norte do Estado reivindicaram maior apoio do Governo de Minas quanto à distribuição de equipamentos hospitalares e alocação de recursos para essas regiões. Além de Gil Pereira e Doutor Jean Freire, pronunciaram-se os deputados Arlen Santiago (PTB) e Carlos Pimenta (PDT) em favor do Norte de Minas, e Gustavo Santana (PL) em prol do Vale do Jequitinhonha.

Arlen Santiago cobrou mais recursos para o Hospital Universitário de Montes Claros (Norte), além de mais respiradores, de modo que possam funcionar os cem leitos de UTI da unidade.

Fazendo essas mesmas reivindicações, Carlos Pimenta  cobrou ainda agilidade no envio de testes, já que a região ainda não registrou nenhuma ocorrência de coronavírus, o que pode revelar uma subnotificação de casos.

Por fim, Gustavo Santana (PL) reivindicou uma atenção especial ao Vale do Jequitinhonha, onde os principais hospitais carecem de materiais hospitalares, especialmente equipamentos respiratórios.

Militares – Os deputados Sargento Rodrigues (PTB), João Leite (PSDB), Coronel Henrique e Bruno Engler, ambos do PSL, exaltaram a decisão de convocar militares da reserva para atuar diante da crise.

Relator do Projeto de Lei Complementar (PLC) 38/20, que trata do tema, Sargento Rodrigues considerou fundamental a aprovação da matéria: “É urgente a necessidade de convocar médicos e enfermeiros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros neste momento de pandemia do coronavírus”.

Já a deputada Andréia de Jesus (Psol) justificou seu voto em branco no PLC, por julgar que não está bem esclarecida sobre o conteúdo da proposta.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *