quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesPolíticaSaúde

COVID-19: Gabinete de Crise de Fabriciano promove avaliação e decide por adoção de medidas mais rígidas

As ações de enfrentamento ao Coronavírus estão sendo traçadas pelos poderes Executivo e Legislativo, com o apoio de entidades importantes como Associação Comercial e Empresarial; OAB/MG, subseção Coronel Fabriciano;  Câmara Municipal; Polícias Civil e Militar; Corpo de Bombeiros e Ministério Público. Na Foto o prefeito Marcos Vinicius e o presidente da Câmara, Adriano Martins.

Fabriciano (Foto PCReis) – A prefeitura de Coronel Fabriciano através do Decreto 7.186, criou o Gabinete de Gerenciamento de Crise para organizar e executar as ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O decreto de criação do gabinete foi publicado no último dia (20) no Diário Oficial do Município.

Nesta segunda-feira (23), no plenário da Câmara de Fabriciano, foi realizada uma reunião de avaliação da situação, chefiada pelo prefeito municipal, Dr. Marcos Vinicius, que apresentou os novos integrantes do gabinete. Presentes o presidente da Câmara, Adriano Martins; o Coronel/Comandante do 58º BPM de Coronel Fabriciano, Warley Geraldo Silva; o delegado regional Alexandro Silveira; dos Bombeiros, o Tenente Waldemar; os secretários municipais  Everton Campos, Ricardo Cacau, Denner Reis e Douglas Prado.

Com o objetivo de coordenar ações públicas para o enfrentamento à pandemia, a formação do gabinete está assim constituído: Gabinete do Prefeito; Secretaria Municipal de Educação; Procuradoria Geral do Município; Secretaria Municipal de Governo e Gestão Estratégica; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Assistência Social; Associação Comercial e Empresarial; OAB/MG, subseção Coronel Fabriciano;  Câmara Municipal; Polícias Civil e Militar; Corpo de Bombeiros e Ministério Público.

Na oportunidade, o prefeito Dr. Marcos Vinicius da Silva Bizarro (PSDB), voltou afirmar que a situação requer “a adoção de medidas mais rígidas, porque algumas pessoas e comerciantes não entenderam a gravidade da situação e insistem em descumprir as medidas de segurança, colocando em risco a saúde de toda a população”.

Dr. Marcos apresentou dados do Setor de Fiscalização da Prefeitura, só neste final de semana, foram 43 notificações e 6 autuações por descumprimento das medidas estabelecidas nos decretos municipais.

“O isolamento social é única forma de evitar a circulação do Coronavírus – COVID-19. Portanto, fique em casa, evitem aglomerações e sigam as recomendações dos órgãos de saúde. Precisamos evitar, a todo custo, um colapso da saúde que não vai comportar o crescimento de casos de maior gravidade. Ou seja, pessoas vão morrer”, alarma o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

Adriano Martins, presidente da Câmara, disse que a Casa Legislativa tem sido parceira nas decisões da prefeitura, porque a situação como bem disse o prefeito Marcos Vinicius, requer união dos poderes e das entidades fabricianense. Adriano Martins ainda informou aos presentes que o Legislativo está com as atividades suspensas até o dia 31 de março, mas “se necessário for, a convocação de sessão extraordinária não está descartada em caso de emergência”, avisou.

O procurador Geral do Município, Dr. Denner Reis, destacou que o novo decreto 7.187/2020 inclui todas as ações já adotadas (Decretos Municipal 7.184 e 7.886/2020), mas restringe a autorização de funcionamento de atividades privadas estritamente indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da população, tais como supermercados, mercados, padarias, postos de combustíveis, drogarias. Comércios que permanecerem abertos terão que restringir o acesso de clientes e organizar filas mantendo a distância mínima de 2 metros, além de garantir segurança para os seus funcionários e clientes.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *