quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesSaúde

Coronavírus: clínica médica repassa a Ipatinga recursos para mais 100 testes rápidos

Ipatinga – Sendo um dos principais gargalos para o combate à disseminação do Coronavírus na cidade de Ipatinga o reduzido número de pacientes testados para COVID-19, em função da pequena e vagarosa capacidade de resposta aos exames por parte do Estado e também insuficiência de materiais, a doação de testes rápidos é um aliado importante do município para garantir a contagem de infectados pela doença com mais precisão. Assim, nesta segunda-feira (6) o prefeito Nardyello Rocha celebrou a entrega de mais 100 kits de testes rápidos de identificação do Coronavírus. A doação foi feita por um dos proprietários do Cartão de Todos, Altair Vilar, em nome da clínica Amor e Saúde.

Os 100 kits para testes rápidos vão se somar a outros 1.600 viabilizados na última semana graças a doação feita pelo Ministério Público. A previsão é de que os materiais assegurados pela Promotoria de Justiça cheguem no próximo dia 12 de abril.

Os testes têm como objetivo facilitar a contagem de eventuais infectados entre os casos suspeitos de Coronavírus no município, de modo a ampliar a visão da situação epidemiológica local. Depois de coletadas as amostras, os resultados de cada coleta de material serão realizados conforme protocolo.

A previsão é de que os novos testes rápidos doados nesta segunda-feira sejam entregues à Secretaria Municipal de Saúde ainda nesta primeira quinzena de abril.

O prefeito Nardyello Rocha agradeceu a doação dos testes e reforçou a importância deste material para o momento delicado que o município vem enfrentando.

“Agora, o momento é de união, e outros que tiverem interesse em ajudar o povo de Ipatinga, a exemplo do que fez o Altair, por intermédio desta clínica, serão muito bem-vindos. Hoje, a maior dificuldade de um gestor é conseguir planejar ações de combate a essa pandemia, uma vez que não sabemos precisamente os números de casos positivos e negativos referentes à COVID-19. Em Ipatinga, até o momento nem 10% dos suspeitos puderam ser testados, justamente pela falta desse material. A chegada destes testes rápidos, somados aos que já recebemos do Ministério Público, irá nos permitir um norte para aí, sim, trabalharmos com números mais exatos”, disse o prefeito.

Protocolo para os testes

A equipe técnica epidemiológica do município elaborou o protocolo para utilização dos testes rápidos. “Para quem já saiu da quarentena, por questões técnicas, independentemente de ter feito ou não o outro teste e de não ter saído o resultado, não será feito o teste rápido”, explica a Secretaria de Saúde.

Outras doações

As autoridades de saúde do município informam que outra forma de colaborar com o combate à pandemia é a doação de insumos como álcool gel, máscaras, macas, colchões, etc. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3829-8250.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *