quarta-feira, abril 24, 2024
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Copasa possui 656.575 imóveis suspensos de abastecimento de água

1 – Quantos consumidores estão com seu fornecimento de água cortado por estarem inadimplentes?

A COPASA MG informa que, aproximadamente 32,5 mil clientes (de todas as categorias) estão com o fornecimento de água suspenso por falta de pagamento das faturas/contas vencidas no período anterior à pandemia, e que ainda não procuraram a Concessionária para negociação dos débitos por meio dos canais de atendimento, de tal forma não ser possível a religação e retomada do abastecimento para esses clientes.

A COPASA ESCLARECE

Os números de 656.575 imóveis suspensos de abastecimento de água, referem-se, conforme solicitado à Companhia, à situação cadastral de ligações inativas da Companhia. O que não pode ser entendido como suspensão no fornecimento de água executada durante o período da pandemia. Tratam-se, portanto, de números históricos de clientes que saíram da base cadastral.

Ou seja, cerca de 20% do número total das ligações inativas existentes no cadastro de clientes da Concessionária, correspondendo hoje a aproximadamente 130 mil ligações, foram suspensas por inadimplência – de fato – no período de janeiro a março/2020, referentes a débitos no período de outubro a dezembro de 2019. Logo, muito antes do período da pandemia.

Destaca-se que 75% dos clientes inadimplentes (os 20 % acima citados) que tiveram o fornecimento de água suspenso no período de janeiro a março/2020 (das 130 mil ligações suspensas), já negociaram os débitos e tiveram as religações realizadas e abastecimento de água normalizado.

Restando, assim, 32,5 mil clientes regularizarem sua situação.

Diante do exposto, a COPASA MG não realizou 656.575  suspensão de abastecimento de água por inadimplência durante a pandemia, em todo estado de Minas Gerais.

2 – Pessoas inadimplentes terão o fornecimento cortado durante a pandemia ou os que tiveram poderão religar mesmo estando inadimplentes?

Usuários inscritos na Tarifa Social, não terão o fornecimento cortado durante a pandemia.

Usuários pertencentes às demais categorias (residencial, comercial, industrial, por exemplo), deverão procurar a COPASA por meio dos canais virtuais de atendimento para negociar seus débitos e solicitar a religação e restabelecimento de água normalizado, o que será priorizado pela Concessionária.

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