sábado, abril 20, 2024
DestaquesSaúde

Caminhoneiros são vacinados contra Influenza em ação da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano

Fabriciano – A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Timóteo, realizaram nesta quarta-feira (06/05) no pátio de transportes da Aperam South América, em parceria com a comissão “Transporte em Ação” e o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), a vacinação de caminhoneiros que prestam serviço para a siderúrgica. Estes profissionais são prioritários nesta segunda fase da campanha nacional de vacinação contra a Influenza.

De acordo com Natália Littig, coordenadora da imunização da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, a ação realizada é mais uma estratégia em saúde pública para que a cobertura vacinal do público prioritário seja alcançada e o cartão de vacinação dos caminhoneiros sejam atualizados.

Esta parceria com o município de Timóteo e a comissão “Transporte em Ação” é muito significativa, ainda mais que temos um público prioritário que encontra dificuldades para vacinar, por isso essa abordagem diferente. O caminhoneiro trabalha muito e em diversos locais, atravessando praticamente o país, fato que dificulta o seu acesso aos postos de saúde. A realização de uma ação como essa é uma estratégia para estes profissionais possam ter acesso a vacina. Nosso objetivo aqui é garantir o direito a saúde pública e controlar a circulação do vírus influenza em Minas e no Brasil”, destacou Natália.

Além dos caminhoneiros, esta segunda fase da campanha tem como prioridade os profissionais das forças de segurança e salvamento, povo indígena, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens (12 a 21 anos) que cumprem medidas socioeducativas.

O presidente da comissão “Transporte em Ação”, Silviomar Geraldo Pontes, funcionário da GW Transportadora, responsável pela ação dentro do pátio da siderúrgica, destacou a importância da abordagem aos motoristas sobre saúde.

“Nossa comissão visa trabalhar assuntos sobre tudo que envolve o transporte, como segurança, trânsito e saúde. Este mês fizemos esta parceria com a Regional de Saúde de Coronel Fabriciano e com a Secretaria de Saúde de Timóteo, justamente para tratar de saúde, no caso vacinação. Muitos caminhoneiros poderão colocar o cartão de vacina em dia e assim ficar livre de várias doenças”, afirmou Silviomar.

Vindo de Paraíso do Sul, estado de Rio Grande do Sul, o caminhoneiro José Fabricio da Rosa, gostou da ação realizada no pátio e tomou as vacinas ofertadas e atualizou seu cartão de vacinação.

“Na verdade, falta tempo pra gente ir no posto de saúde, rodamos muitos quilômetros, e as vezes nos esquecemos que precisamos cuidar da nossa saúde. Hoje aqui fomos muito bem orientados, fui vacinado tranquilamente”, disse.

A ação pátio da siderúrgica terá a duração de três dias, com a expectativa de 600 doses aplicadas, entre Influenza e Tríplice viral. A vacinação foi realizada em uma sala limpa e arejada, todas as medidas de higienização contra o coronavírus foram tomadas. Os caminhoneiros também ganharam um kit contendo material para higiene pessoal e material informativo sobre prevenção de acidentes no trânsito, distribuído pelos funcionários do SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Vacinação contra a Influenza no Vale do Aço

Os 35 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano mais de 162,5 mil doses da vacina já foram aplicas, e já supera a meta de vacinação de idosos e de trabalhadores da saúde contra a gripe, que eram o público prioritário da primeira fase da campanha. A meta era obter uma cobertura vacinal de, no mínimo, 90% conforme previsto pelo Ministério da Saúde.

Dos 88.558 mil idosos estimados pelo Ministérios da Saúde, 112.965 mil já foram vacinados, o que corresponde a uma cobertura vacinal na região de 127,56%.

Já os trabalhadores da saúde, eram estimados 12.142 mil, mas já foram vacinados 15.106 mil, uma cobertura vacinal na região de 124,41%.

Mesmo com a implementação da segunda fase da campanha iniciada dia 16 de abril, a vacinação das pessoas que pertencem a esse grupo continua.

A terceira etapa da Campanha será iniciada dia 9 de maio com término previsto para o dia 6 de junho, tendo como público alvo: crianças de seis meses a menores de seis anos; pessoas com deficiência; gestantes; puérperas até 45 dias; adultos de 55 a 59 anos de idade; professores de escolas públicas e privadas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *