quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaques

Cachoeira do Vale continua em situação de emergência com dezenas de famílias desalojadas

O distrito de Cachoeira do Vale é o local mais afetado pela cheia do Piracicaba. A CEMIG desligou a energia da parte baixa, suprimindo o risco de acidentes com eletricidade. Os bairros Ana Rita, Ana Moura, Novo Tempo, Limoeiro e Alvorada foram os mais afetados pelos deslizamentos de encostas.

Timóteo – A noite de sábado para domingo ainda é de previsão de que Rio Piracicaba venha subir mais cerca de 60 centímetros. A Avenida Minas Gerais, João Pedreiro e Guanabara, estão embaixo d’água. A Prefeitura de Timóteo mobilizou uma força tarefa com mais de 200 pessoas para atender aos moradores. Nas Escolas João Cotta de Figueiredo Barcelos e Joaquim Ferreira de Souza, voluntários se dividem para amparar quem perdeu tudo dentro de casa. Equipe da Secretaria de Saúde também está de prontidão nas escolas.

O prefeito Douglas Willkys e o vice-prefeito Vespa monitoram a situação em uma central montada em seu gabinete. A Polícia Militar e a Unidade do Corpo de Bombeiros estão de prontidão auxiliando nos trabalhos da Defesa Civil.

O JBN permaneceu um dia inteiro ao lado das equipes de trabalho. Em conversa com os moradores que estão recebendo atenção nas Escolas João Cotta de Figueiredo Barcelos e Joaquim Ferreira de Souza, o único relato grifado era o da perda de tudo que havia dentro de casa.

Por outro lado, a satisfação da atenção até então recebida por parte da Prefeitura. Eles contaram que o trabalho oferecido pelo município através da Defesa Civil e Assistência Social tem sido eficiente. Nas escolas onde os alojados passaram a primeira noite, todas as famílias estão recebendo assistência médica, psicológica e alimentação.

SISTEMA DE OPERAÇÃO FAZ BALANÇO

O Sistema de Comando em Operações (SCO) instalado na sede da PMT fez um balanço no final da noite deste sábado (25). Ao todo foram mobilizadas mais de 200 pessoas entre servidores públicos, bombeiros militares e civis, voluntários, brigadistas, Polícia Militar e lideranças religiosas que estiveram durante todo o dia em vários pontos da cidade.

Escolas e igrejas estão sendo utilizadas como abrigo para receber as famílias desabrigadas. Até o fim da noite deste sábado, mais de oitenta pessoas foram abrigadas na Escola João Cotta, e na Igreja Presbiteriana do Cachoeira do Vale; outras 15 se encontram na Escola Joaquim Ferreira, no São José; outras 2 estão na Igreja Assembleia Nova Esperança. O número de famílias em casas de amigos e parentes ainda é desconhecido.

Balanços e Ocorrências – O distrito de Cachoeira do Vale é o local mais afetado pela cheia do Piracicaba. Às 17 horas o Rio registrou 2,10 metros acima do limite considerado inundação. A CEMIG desligou a energia da parte baixa, suprimindo o risco de acidentes com eletricidade. Os bairros Ana Rita, Ana Moura, Novo Tempo, Limoeiro e Alvorada foram os mais afetados pelos deslizamentos de encostas.

Ocorrências foram registradas em toda a cidade de Timóteo. O município sofreu com deslizamento de encostas, desmoronamentos de casas, quedas de árvores, inundações, entupimentos de redes de esgoto e drenagem. Ainda durante a tarde, a COPASA publicou nota relatando danos à estrutura da Estação de Tratamento de Água, o que causou a interrupção de fornecimento de água a diversos bairros da cidade.

Medo de doenças – A Secretaria Municipal de Saúde está preocupada não só com as perdas materiais dos atingidos, mas alerta também que é grande o risco de pessoas que transitam nos alagamentos contraírem doenças infectocontagiosas como a leptospirose, hepatite A, tétano, diarreia aguda, vírus e parasitas, além de febre tifoide.

Para o secretário de Saúde, Eduardo Morais,  quando não houver como evitar o contato com a água da enchente uma dessas recomendações é o uso de botas e luvas de borracha, além de tentar não manusear objetos sujos de lama.

DOAÇÕES – A comunidade vem se organizando para arrecadar toalhas, lençóis, colchões, cobertores e material de higiene pessoal principalmente sabonete, principais demandas dos desabrigados. Todos os materiais arrecadados devem ser entregues na E.E. João Cotta Figueiredo Barcelos na rua Rondônia, 305, no Cachoeira do Vale.

A Defesa Civil mantém alerta máximo. Qualquer sinal de deslocamento de terra em barrancos e encostas deverá ser considerado indicativo de necessidade de evacuação. As comunidades ribeirinhas do Piracicaba devem manter-se alertas, uma vez prevista alta até às 23h de hoje.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *