quinta-feira, abril 18, 2024
DestaquesPolítica

Banco de Alimentos de Ipatinga atende famílias em vulnerabilidade

Ipatinga – Quando o assunto é solidariedade, dividir e compartilhar são palavras de ordem. Assim é que o Banco de Alimentos de Ipatinga, vinculado à Seção de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem se destacado ao dar a melhor destinação aos produtos arrecadados pelo equipamento público localizado no bairro Parque das Águas.

Apenas no período de janeiro a março deste ano, o Banco recebeu aproximadamente 34 mil quilos de alimentos, vindos de diversas fontes como doações de eventos e da Secretaria Municipal de Educação. Com este volume, nada menos do que 9.300 pessoas já foram beneficiadas com o recebimento de alimentos.

Dentre as pessoas contempladas estão aquelas ligadas a entidades cadastradas no Banco de Alimentos, famílias acompanhadas e referenciadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), cidadãos em situação de rua que utilizam o Centro Pop e pessoas com déficit nutricional encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Controle de Doenças Infectoparasitárias de Ipatinga (CCDIP).

“Importante ressaltar que toda a distribuição de alimentos feita pelo Banco de Alimentos de Ipatinga é baseada em e norteada pela legislação federal que norteia a segurança alimentar no Brasil. Tudo feito dentro de critérios legais”, esclarece Cláudia Castro, secretária-adjunta da Assistência Social.

Evitando desperdício

Grande quantidade de alimentos que foi destinada ao Banco é aquela que seria usada na merenda escolar das escolas municipais, no mês passado, quando as aulas foram suspensas. Para evitar o desperdício, mais de 7.200 quilos de mantimentos, entre alimentos perecíveis e frutas, foram repassadas ao Banco de Alimentos.

“Uma das nossas frentes de atuação consiste em minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, que é o que foi feito com as escolas. Elas tinham uma quantidade considerável de alimentos para a merenda escolar daquela semana quando ocorreu a suspensão das aulas, e nós precisávamos dar uma destinação naquele primeiro momento, para evitar que eles estragassem e ocorresse o desperdício”, pontuou Wander Márcio de Castro, gerente do Banco de Alimentos de Ipatinga.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *