sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaques

A segunda-feira foi de contabilizar prejuízos e limpeza das casas atingidas pela lama em Timóteo

Para fazer o trabalho de retirada dos entulhos e inservíveis, a Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Habitação e Mobilidade disponibilizou caminhões, tratores, retroescavadeiras e dezenas de homens que passaram o dia fazendo esse trabalho de remoção.

Timóteo (Fotos PCReis)  – Após o desastre causado pelo temporal no final de semana, a segunda-feira foi de muito trabalho, especialmente na parte baixa do distrito de Cachoeira do Vale, local mais afetado pela cheia do Rio Piracicaba. As famílias alojadas nas Escolas e Igrejas continuam com o acolhimento da prefeitura.

A reportagem do JBN percorreu diversas ruas do Distrito de Cachoeira do Vale para conversar com os moradores. O relato da perda do mobiliário era uma frase clichê. Mas o que mais empolgava na palavra de todos os entrevistados era a sorte da manutenção da vida.

Dona Rita, que exibiu os carnês de móveis perdidos e que ainda nem foram pagos, garantiu está feliz, pois o que se perdeu pode ser adquirido novamente. “Deus é maior, pois tivemos a sorte desta situação chegar para os moradores durante o dia. Ficou muito mais fácil. Eu perdi tudo porque não acreditei que a água iria subir tanto”, pontuou a moradora.

Geraldo Silva lamentou o fato de ter perdido tudo dentro de casa. O ajudante de obras confessou que ignorou o comunicado da prefeitura. “A gente nunca acredita que o pior vai acontecer mesmo. Fiquei vigiando tudo, para no final perder tudo para o rio. A culpa foi minha mesmo. Agora é continuar trabalhando e comprar outra vez”, disse.

Maria Aparecida disse que ficou boba com a velocidade com que a água subiu dentro de casa. “A prefeitura passou avisando, mas eu nunca esperava que a minha casa fosse transformada em um mar de lama e água. Deus ajudou que os meus filhos já estavam na casa da minha mãe. Sinceramente faltou eu acreditar no aviso dado pelo pessoal da prefeitura”, lamentou.

Senhor João, só perdeu um sofá. Segundo ele, quando a prefeitura passou avisando, foi à beira do rio para “espionar”. “Com pouco tempo que eu estava lá, percebi que o rio estava mais veloz por cima. Na minha volta pra casa, aproveitei o caminhão da prefeitura, joguei as minhas coisas mais valiosas dentro e fui pra casa do meu irmão. Quando voltei, a água estava meio metro dentro de casa. Dei sorte, graças a Deus e ao aviso da prefeitura”, lembrou.

Sistema de Comando

O Sistema de Comando em Operações (SCO/PMT), instalado na Prefeitura de Timóteo e que reúne integrantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretarias Municipais optou por liberar as famílias que tiveram casas atingidas pela cheia do rio a limparem as residências, haja vista que o nível do Piracicaba baixou. Esses moradores também foram autorizados a colocar entulho e móveis que se perderam para o lado de fora das casas.

Para fazer o trabalho de retirada dos entulhos e inservíveis, a Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Habitação e Mobilidade disponibilizou caminhões, tratores, retroescavadeiras e dezenas de homens que passaram o dia fazendo esse trabalho de remoção.

Nesse primeiro momento o trabalho ficou concentrado na Avenida Minas Gerais e na Rua João Pedreiro, os principais locais afetados. Em algumas casas e muros era perceptível a marca de água que chegou a uma altura de cerca de dois metros. Paralelamente, caminhões pipas foram deslocados para essa região para abastecer as casas que tiveram o abastecimento de água interrompido pela Copasa.

Em relação aos imóveis que registraram deslizamentos de terra, a Defesa Civil orientou os moradores a aguardarem a presença de técnicos da Defesa Civil ou da Prefeitura de Timóteo para fazer uma avaliação e aferir a estabilidade do terreno. Não é recomendada a retirada de terra em áreas de deslizamentos, pois o terreno ainda estava muito encharcado. A retirada de terra neste momento poderá ocasionar novos deslizamentos, gerando risco à vida das pessoas.

Endemias

Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida também foram deslocados para o distrito de Cachoeira do Vale para orientar os moradores sobre a limpeza dos imóveis e das caixas d´água. Além de material informativo, também foi distribuído hipoclorito de sódio, utilizado como desinfetante e como purificante de água para uso e consumo humano.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *