quarta-feira, abril 17, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Farroupilha lança filme e livro em comemoração à bodas de prata do grupo

Ipatinga – O Grupo de Teatro Farroupilha em 2020 comemorou bodas de prata. Grupo este que desenvolve um trabalho baseado na cooperação entre seus membros e parceiros convidados, valorizando os processos coletivos de criação, sem deixar de levar em conta as inquietações e desejos individuais. Finaliza o ano com dois novos projetos culturais que são: O filme “CORAÇÃO GRANDE”, do ator e diretor Didi Peres e o livro “Diálogo entre o Teatro do Oprimido e Educação no município de Ipatinga”, da atriz, diretora e educadora Claudiane Dias.

“Diálogo entre o teatro do oprimido e educação no município de Ipatinga” é uma proposta de Claudiane Dias, que cita um processo de aprendizagem tanto na sua formação artística, quanto para artista profissional e educadora, focando sua prática na cidade de Ipatinga.

O mesmo tem como objetivo compartilhar o trabalho realizado em 2016, que buscou identificar e refletir sobre aspectos gerais e específicos acerca do Teatro do Oprimido e a Educação no município de Ipatinga, destacando os diálogos entre eles.

O projeto foca na publicação de livro contendo a pesquisa realizada pela autora, durante a graduação em teatro, pela UNB-Universidade de Brasília. O livro será disponibilizado em espaços públicos como bibliotecas e espaços culturais e educativos, totalmente gratuito.

“CORAÇÃO GRANDE ” filme de Didi Peres, é uma adaptação do espetáculo de teatro, de mesmo nome, que devido a pandemia do covid-19, não pode ser encenado. O filme, assim como a peça, foi baseado na vida e obra de um simples cidadão ipatinguense, o Sr. Porfírio Soares Peres, pai do ator Didi Peres, que veio para Ipatinga em 1974, em busca de oportunidade de trabalho e aqui construiu toda uma vida.

CORAÇÃO GRANDE usa como cenário a casa da família construída pelo Sr Porfírio e promove um tour virtual pela memória da própria casa, assim como a memória dos que ali residem e de outras poucas pessoas, que conviveram com o pai do ator. Trata-se de um filme louvação. Coração Grande alinha elementos do cinema documental e do cinema ficcional para mostrar uma singela homenagem de um filho para um pai. Um filme sobre um filho artista que homenageia um anônimo pai, um filme sobre uma casa, sempre de portas abertas, um filme sobre um bairro e por que não dizer, um filme sobre uma cidade.

CORAÇÃO GRANDE terá estreia gratuita, no dia 31 de dezembro (quinta-feira), às 20h, no canal do Teatro Farroupilha no youtube, onde permanecerá acessível por tempo indeterminado. Esta nova produção do Teatro Farroupilha tem roteiro, direção e performance de Didi Peres; Edição e Captação de imagens de Bárbara Pavione e Leo Coessens; Imagens de drone: Equipe 1, Digitalização e tratamento de fotos: Wemerson Félix, Coordenação de Produção de Claudiane Dias, Assistente de produção de Denise Maria e Edilaine Peres; Figurino: Edilaine Peres e Didi Peres; Design e confecção do bolo em biscuit: Carla Sawaski, Apoio: Lavinnya Peres Amorim.

SOBRE O FARROUPILHA – O Teatro Farroupilha é um grupo cultural mineiro, que comemora em 2020 suas bodas de prata, com a missão de ser um grupo de teatro que utiliza recursos de outras linguagens artísticas, com o objetivo de provocar a reflexão e contribuir para a formação e o fortalecimento do setor cultural.Desde sua fundação, em 1995, o grupo busca por uma linguagem interdisciplinar e, mesclando estilos, tem ocupado palcos, ganhado as ruas e espaços alternativos. Em sua trajetória criou cerca de 30 espetáculos, além de performances e intervenções, lançou um CD com a trilha sonora original da peça Estórias de bichos e a revista Clown para todos. O grupo também realiza um trabalho pedagógico com oficinas e cursos livres de teatro e circo. Tem circulado também por várias cidades de Minas e outros estados. Seus espetáculos já receberam diversos prêmios em festivais nacionais e estaduais pelo interior de Minas. Em 2007, 2009 e 2011, o Farroupilha foi contemplado com o “Cena Minas – Prêmio Estado de Minas Gerais de Artes Cênicas”; em 2011 recebeu do extinto Ministério da Cultura o “Prêmio Funarte Artes na Rua”. Em

2012, teve um de seus projetos selecionado pelo Fundo Estadual de Cultura e, em 2013, o espetáculo “O Arquivo Vivo” foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014 e circulou pelas cidades de Araxá (MG), Mariana (MG), Uberlândia (MG), São Mateus (ES), São Jose do Rio Preto (SP), Angra dos Reis (RJ) e Rio de Janeiro (RJ).

Os projetos do filme “Coração grande” e do livro “Diálogo entre o teatro do oprimido e educação no município de Ipatinga” foram realizados com os recursos da Lei Aldir Blanc, via aprovação no chamamento público 002/2020 – edital José Lopes sobrinho – Ipatinga/MG / Lei Aldir Blanc.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *