quinta-feira, abril 25, 2024
CidadesDestaquesEsporte

Serra dos Cocais recebe Copa Vale do Aço de Mountain Bike

FABRICIANO – O município de Coronel Fabriciano sedia, neste domingo, 24, a Copa Vale do Aço Mountain Bike – MTB XCM. A prova acontecerá em trilha off-Road e vai percorrer a estrada, trilhas e pontos turísticos das Serras dos Cocais – importante remanescente de Mata Atlântica na zona rural de Fabriciano, situado a menos de 20 km do Centro Administrativo da cidade. A abertura do evento acontece a partir das 9h, na Praça da Bíblia, com largada controlada até o portal da Serra dos Cocais.

A competição é promovida pela Top Team Vale do Aço, com apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Governança da Cidadania do Futuro e do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura. Serão três tipos de percursos: Pró (74km), Sport (32 km) e Passeio (20 km). Na zona rural do município, os atletas inscritos – mais de 200 pessoas – farão um trajeto intenso, que vai exigir muito esforço físico recompensado pelas belas paisagens da Serra, como Mirante da Pedra dos 100 Homens, Cachoeira do Escorregador e outros.

O atleta e organizador da prova, Thiago Gomes, explica que objetivo da prova é fomentar o esporte na região. “O Vale do Aço já tem muitos atletas de ponta e o ciclismo vem num crescente, conquistando cada vez mais adeptos de todas as idades. É a primeira prova de renome nacional realizada em Fabriciano há muitos anos e, estamos trabalhando para, já a partir de 2020, pontuar também para etapa nacional”, explica Gomes, que é vice-campeão mineiro de Mountain Bike / Modalidade XCM.

As inscrições pelo site da Federação (www.fmc.org.br) já encerraram. Mas a equipe organizadora do evento e lojas parceiras no Vale do Aço ainda recebem inscrições até às 18h desta sexta-feira, 22. Já a entrega dos kits será no sábado, 23, em duas lojas parceiras em Ipatinga e Timóteo. Haverá medalha de participação para quem concluir o percurso e premiação em dinheiro para os três melhores colocados nas diversas categorias. “São mais de R$ 7 mil em prêmios, pontos de apoio e de hidratação para os participantes ao longo do percurso. A chegada da prova será no alto (próximo a estrada de ligação) da Serra dos Cocais”, completa Fred Bisi, atleta e organizador do evento. A prova tem o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Jipe Clube Vale do Aço.

RECREAÇÃO, LAZER E ESPORTE

A prova vai mobilizar atletas e ciclistas amadores do Vale do Aço. Mas participantes de outras cidades mineiras (Itabira, Teófilo Otoni, João Monlevade, Caratinga, Governador Valadares, Uberlândia, Belo Horizonte etc) e outros Estados, como Rio de Janeiro e Bahia são esperados pela organização do evento. “É um evento organizado que a Prefeitura tem prazer em apoiar”, ressalta o secretário de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Lazer, Homero Quinete.

No domingo, 24, o trânsito de veículos na Avenida Magalhães Pinto, próximo a Praça da Bíblia, ficará impedido a partir das 6h, sendo liberado logo após a largada.

INFORMAÇÕES

Inscrição e informações sobre a prova, falar com:

Thiago Gomes (31) 9.8821-4477

Fred Bisi: (31) 9.9130-6599

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *