sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesEsporte

1ª Corrida e Caminhada pelo Autismo do Vale do Aço

IPATINGA – Com o objetivo de conscientização da causa de portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), atletas profissionais e amadores estarão juntos na 1ª Corrida e Caminhada pelo Autismo no Vale do Aço, no próximo dia 30 de junho, em Ipatinga. O evento, que terá diversas programações para toda a comunidade, será no Parque Ipanema e foi lançado na última terça-feira (21), na sede da Prefeitura Municipal de Ipatinga.

Um dos Idealizadores do evento, o neuropediatra Marcone Oliveira, valorizou o apoio da Prefeitura e de empresários da região. “A corrida tem a intenção de trazer para o atleta a possibilidade de correr por uma criança, não por ele mesmo, mas por uma causa”, disse Marcone Oliveira, acrescentando que parte da arrecadação será destinada a instituições que cuidam do autismo no Vale do Aço. São elas: Instituto Ideias, Amor Azul e AMA.

No evento de lançamento duas crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) fizeram a entrega da camisa da corrida ao prefeito Nardyello Rocha. “No passado, ainda no legislativo, fui o autor de uma lei que garante a prioridade para a famílias que estão com crianças que são autistas, mas que praticamente não entrou em vigor. Agora vamos aproveitar a oportunidade para orientar sobre essa prioridade, as devidas sinalizações nos estabelecimentos e posterior fiscalização e cobrança”, ressalta Nardyello.

Outra idealizadora do evento, Rosilene Pereira Gonçalves, esteve na sede municipal com o marido Leomar Silva Marques e o filho Gabriel Pereira da Silva, de 12 anos, portador do Transtorno do Espectro Autista. “Infelizmente ainda tem muito a ser feito para quebrar o tabu na sociedade, nas escolas e até mesmo entre familiares”, acrescentando que a corrida tem o objetivo de chamar a atenção de toda a cidade para a causa.

Segundo um dos organizadores da 1ª Corrida e Caminhada pelo Autismo do Vale do Aço e sócio da Pace 3 Eventos Esportivos, Jovani Pires, é preciso valorizar sempre os parceiros que viabilizam este tipo de evento. “A iniciativa da Proevoluir, através do Dr. Marcone, buscou o apoio da Pace 3 e da Prefeitura Municipal de Ipatinga, além de marcas que compraram a ideia e incentivam o esporte não só no Vale do Aço como todo o leste de Minas Gerais”. Entre os patrocinadores já citados, ainda estão o Centro Educacional Semear, Cimento Cauê, Logos – Núcleo Integrado de Reabilitação, Cartão de Todos, NUACAÍ, CIMED, WR Construtora, Indiana e Faculdade Única.

Participaram ainda do lançamento oficial da corrida e caminhada Jordânia da Silva Eler Vieira, mãe da menina autista Carolina Eler Vieira, de seis anos, seu avô Ilson Eler, assim como o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira.

CIDADE: Ipatinga

LOCAL: Parque Ipanema

DATA:  30/06/19

HORÁRIO: 8H30

INFORMAÇÕES E INCRIÇÕES: www.pace3.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA PACE 3: (31) 99985-7032

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *