“Viva” é tema do 25º Seminário da Saúde em Timóteo

Timóteo – O Programa Andanças em parceria com a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, Fundação Aperam Acesita e Prefeitura Municipal de Timóteo,  realizou nos dias 20 e 21 de agosto, o 25º Seminário de Saúde, com o tema Viva. Saúde e qualidade de vida na terceira idade foi o foco de debate do evento. A abertura contou com a palestra Saúde e Espiritualidade, ministrada pelo Dr. Alysson da Silveira Campos, que destacou a importância da espiritualidade no processo de envelhecimento. O médico enumerou meios de se conquistar uma boa qualidade de vida, através dos sentimentos, pensamentos, experiências e comportamentos relacionados com o espírito e com a busca pelo sagrado.

Na quarta-feira (21), foram realizadas duas rodas de conversa. Com o tema Envelhecendo com qualidade, Dr. Eduardo Luiz de Souza discorreu sobre o processo que ele chamou de “desafio para a humanidade, por ser esse um indicador de caráter subjetivo, complexo e de múltiplos aspectos”. A palestra de encerramento foi ministrada pelo professor Beto Oliveira, que abordou o tema Envelhecimento: uma nova versão de si.

“O Seminário buscou despertar o público presente para a importância de uma vida ativa, produtiva, e de hábitos sadios, para um envelhecimento com o máximo de qualidade de vida. Hoje, no Brasil, a terceira idade é grupo etário que mais cresce, com isso, no âmbito da saúde, essa população precisa ter informações sobre como viver mais, com condições para manter uma rotina saudável”, pontua a diretora do Programa Andanças, Irene Perdigão.

“Em Timóteo, temos trabalhado bastante com o aperfeiçoamento da assistência à pessoa idosa. O Brasil passa pelo fenômeno da chegada da terceira idade com a ampliação da expectativa de vida de vida. Precisamos investir na qualificação dos serviços prestados a esse público, focado em uma política de atendimento integral a essa faixa etária. Nesse sentido, o Programa Andanças tem grande relevância na execução da política voltada para o idoso do nosso município”, enfatizou o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys.

Fomentar a reflexão crítica e a participação do idoso na família e na comunidade, criar condições para que ele possa exercer sua cidadania e ter consciência do seu papel na sociedade, enquanto sujeito de transformação social. Esses são os principais objetivos que motivam a parceria da Fundação Aperam Acesita na realização do Programa . “O Andanças tem colaborado significativamente para que as pessoas da terceira idade tenham saúde e qualidade de vida. Nosso propósito é contribuir para a participação, integração e socialização dos participantes. Como nos sugere o tema do Seminário “Viva”, é uma alegria estar aqui para celebrar juntos a vida”, comenta o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venison Vitorino.

Na saúde e na doença

Contabilizando três anos de casados, Ana Patrícia, de 64 anos, e seu esposo, José Ferreira, de 76 anos, participaram pela primeira vez do Seminário. Ingressados no Programa Andanças, o casal procura ter uma rotina com atividades físicas e sociais para manter um bom desempenho físico e mental no cotidiano. “Na terceira idade estamos mais propícios a doenças. Nosso corpo e nossa mente ficam mais limitados, o que é inevitável. Por isso, sempre estamos aproveitando momentos como este para nos informamos sobre como cuidar melhor da gente”, destaca Ana Patrícia.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *