quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesEducação

Unileste conclui primeira turma de especialização em Gestão da Manutenção

Fabriciano – A primeira turma do curso de pós-graduação em Gestão da Manutenção do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), desenvolvido em parceria com a Universidade Corporativa Usiminas, concluiu a especialização em solenidade realizada na última sexta-feira (09), no Auditório Sr. Zezinho em Coronel Fabriciano. A cerimônia contou com a participação do pró-reitor acadêmico, Dr. Marcelo Vieira Corrêa e do diretor corporativo de Manutenção da Usiminas, José Luis Llanos.

O programa de qualificação, que teve início no mês de fevereiro do ano anterior, tem como objetivo atender às demandas da empresa e aperfeiçoar a formação dos profissionais que atuam na área. A pós-graduação qualificou os profissionais por meio de desenvolvimento, aprofundamento e atualização dos seus conhecimentos para atuarem de forma eficiente em assuntos pertinentes à manutenção nos diversos segmentos da cadeia produtiva tais como gestão, planejamento, controle, otimização e organização.

O pró-reitor acadêmico do Unileste, Dr. Marcelo Vieira Corrêa, manifestou orgulho e satisfação pela conclusão da primeira turma do curso de pós-graduação. “Esta cerimônia representa o êxito da parceria entre Unileste e Usiminas para a qualificação dos profissionais da região. Essa união está alinhada aos nossos objetivos enquanto instituição de ensino comprometida com o crescimento social e econômico da nossa comunidade”, afirma.

Durante o evento, o diretor corporativo de Manutenção da Usiminas José Luis Llanos, mais conhecido como Pepe, parabenizou os profissionais que concluíram a especialização na oportunidade e enalteceu a parceria de sucesso entre a Usiminas e o Unileste. “Nessa experiência da pós-graduação, ganharam os alunos, ganhamos como empresa e acredito também que o Unileste ganhou enquanto instituição de ensino, inclusive se pensarmos na próxima turma que se inicia”, aponta.

O coordenador do curso, mestre Márcio Alexandre Alves, considera que a evolução tecnológica ocorrida nas últimas décadas, concomitantemente à globalização, exige das organizações a intensificação de suas ações na área de gestão. “O desafio das empresas que almejam ser sustentáveis, em um mercado competitivo, baseia-se em satisfazer não apenas as necessidades básicas dos colaboradores, mas também os desejos de cada cliente. Para possibilitar o aumento de sucesso das empresas, é necessário investir em inovação tecnológica, seja nos produtos, serviços e/ou processos”.

O gerente de Engenharia de Manutenção da Usiminas e agora especialista em Gestão da Manutenção, Stenison Dias Mello, considera que a iniciativa do Unileste em parceria com a Usiminas é excelente para capacitação do corpo de engenheiros, especialistas, gerentes e gerentes gerais da empresa. “A experiência de poder participar desta primeira turma foi muito gratificante. foi possível rever e reforçar conceitos fundamentais da manutenção, bem como adquirir conhecimento sobre novas técnicas, tendências e tecnologias desta função que é extremamente estratégica para as empresas modernas”.

O executivo ainda reforça o vasto conhecimento dos professores selecionados para ministrar as disciplinas do programa e a experiência adquirida durante o curso. “Sou profissional de manutenção há dezesseis anos e esta especialização acrescentou para mim uma importante bagagem de conhecimento para utilizar no desempenho das minhas atribuições, permitindo que minhas ações e decisões possam estar ainda mais embasadas em sólidos conhecimentos técnicos e fundamentos de gestão”, conclui. A segunda turma da especialização, com início das aulas programado para este mês, esteve presente na cerimônia de encerramento e presenciou, posteriormente, a aula inaugural do referido curso.

A pós-graduação

O curso de pós-graduação em Gestão da Manutenção, com duração de 13 meses, tem como público-alvo os profissionais graduados, principalmente em engenharia, que já atuam ou que tenham interesse em atuar na área de engenharia de manutenção. As aulas acontecem aos fins de semana, na sexta-feira das 19h às 22h35 e no sábado das 8h às 12h e 13h às 17h. Para saber mais sobre a especialização, acesse unileste.edu.br/posgraduacao.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *