quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesEducação

Teatro João Paulo II recebe 6ª edição do EducaDança

FABRICIANO – A 6ª edição do EducaDança, projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Educação Física do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), ocorre neste sábado (29), a partir das 19h, no Teatro João Paulo II, localizado no campus Coronel Fabriciano. O espetáculo, que possui o tema “Tempo”, envolve 82 estudantes de graduação distribuídos em 15 grupos de dança.

Segundo a coordenadora do projeto e professora do curso de Educação Física, Marley Alvim, a criação do espetáculo reúne todos os conteúdos trabalhados na disciplina de Ritmo e Dança ao longo do semestre. “Essa atividade possibilita aos estudantes o desenvolvimento da competência de criação. Os alunos escolheram uma música a partir do tema central do evento, elaboraram a métrica, pensaram a figura musical e criaram toda a coreografia para a apresentação de sábado. Além disso, são estimulados a trabalhar em equipe e irão ter a experiência de participar de um espetáculo em um laboratório de ponta, como o Teatro João Paulo II”, afirma.

Nesta edição do EducaDança, estão envolvidos estudantes dos primeiro, terceiro e oitavo períodos do curso e os graduandos pretendem surpreender o público com diversos estilos musicais, como o rock, pop rock, MPB, funk, música eletrônica e forró. Em homenagem aos 50 anos do Unileste, os estudantes também programaram uma apresentação especial para esta edição: a coreografia da música “Maior”, do cantor e compositor Dani Black. A canção foi escolhida pela Instituição para ritmar e poetizar o Jubileu de Ouro. Além disso, a música e a própria história do Centro Universitário serviu de inspiração para a escolha do tema do EducaDança 2019. O espetáculo conta também com a participação especial do Teatro Universitário e dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Publicidade e Propaganda e Jornalismo.

De acordo com a estudante Jéssica Batista, o EducaDança é a realização de um sonho. Ex-aluna da Academia de Ginástica e Trampolins, outro projeto de extensão desenvolvido pela IES, Jéssica participava do espetáculo como plateia. “Eu sempre pensava que queria estar no palco, me apresentando como estudante de Educação Física. Por isso, participar desse evento é muito importante, e creio que para os meus colegas também”, declara.

O projeto

O EducaDança, desenvolvido desde 2015, é um Projeto de Extensão do curso de Educação Física do Unileste e tem como objetivo divulgar e valorizar a dança como arte e forma de exercício, contribuindo para a formação dos estudantes que participam da organização e realização do evento. Ao longo do semestre, sob orientação e supervisão dos professores, os estudantes definem temática, constroem cenários, pesquisam estilos de dança, aprendem os passos, elaboram coreografias, figurinos e realizam o espetáculo, que é aberto à comunidade local.

Assim, disseminam a existência de diversos estilos de dança, com variados níveis de dificuldade, que podem ser praticados por pessoas de todas as idades com intuito técnico, recreativo ou de melhoria da aptidão física. Assim, os estudantes e o Unileste têm a oportunidade de disseminar o conhecimento produzido respeitando os valores culturais da comunidade.

Serviço:
Evento: 6º EducaDança
Data: 29 de junho – a partir das 19h
Local: Teatro João Paulo II (campus Coronel Fabriciano)
Entrada: franca (ingressos limitados à capacidade do espaço e podem ser adquiridos com os estudantes do curso)
Público: comunidade acadêmica e público em geral

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *