sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesEducação

Simpósio temático sobre o Forno Hoffman será realizado pela PMT e Unileste

Objetivo é apresentar propostas, a partir dos estudos preliminares acerca do atual estado do equipamento público e indicativos de possíveis intervenções, reocupação e uso do espaço público

Timóteo – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com o Laboratório de Inovação e Soluções Unileste (Unilab) realizará simpósio para apresentação do produto final resultante da parceria institucional celebrada entre as partes.

O encontro, que integra a Semana Integrada do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste acontecerá nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, de 19 às 22 horas, no Auditório Padres do Trabalho do Centro Universitário, em Coronel Fabriciano. O principal objetivo é apresentar o conjunto de propostas elaboradas ao longo do semestre, a partir dos estudos preliminares acerca do atual estado do equipamento público e indicativos de possíveis intervenções, reocupação e uso do Forno Hoffman – equipamento que integra o acervo do patrimônio histórico cultural de Timóteo.

Uma vistoria está sendo feita no local

O registro da demanda de estudo das possibilidades de intervenções, reocupação e destinação de uso para o Forno Hoffman estão atrelados às informações encaminhadas decorrentes do atendimento da instituição à demanda manifestada pelo Executivo Municipal. Posteriormente o Município foi convidado a registrar formalmente na plataforma Unilab.

Após o cadastro da demanda manifestada pela Prefeitura de Timóteo, foi realizada uma primeira reunião de trabalho para a definição das diretrizes a serem observadas e ações para início dos estudos, coordenados pelos Professores Ricardo Augusto Crochê e Agmar Lacerda, do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste. A Prefeitura de Timóteo foi representada pelo engenheiro civil da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sidnei Teixeira Lima, e pelo subsecretário de Esporte, Cultura e Lazer e Presidente do Conselho Municipal de Patrimônio de Timóteo, Prof. Cláudio Gualbertto. A reunião contou ainda com a participação do Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Timóteo, Céllio Souza, morador na região do entorno do Forno Hoffman.

Levantamentos

Em 21 de setembro de 2019 foi realizada a segunda etapa do procedimento previsto na plataforma Unilab, com visita in loco do corpo docente e discente do Curso de Arquitetura e Urbanismo no Forno Hoffmann. Foram realizados levantamentos de informações e registros de imagens para subsidiar a elaboração das propostas que serão apresentadas durante o simpósio desta terça-feira. As propostas a serem apresentadas foram submetidas a uma prévia análise nos dias 12 e 14 de novembro.

A realização do simpósio temático sobre o Forno Hoffmann, como atividade integrante da Semana Integrada do Curso de Arquitetura e Urbanismo, traduz a importância do tema para a Administração Municipal de Timóteo e o Centro Universitário e representa a culminância dos trabalhos desenvolvidos pelas organizações parceiras. Trata-se de uma iniciativa em prol da estruturação das políticas públicas setoriais referentes ao patrimônio histórico cultural local.

De acordo com Cláudio Gualbertto, os estudos preliminares sobre o diagnóstico social já foram realizados com as primeiras propostas de revitalização, que incluem ações de intervenções físicas e de gestão futura do Forno Hoffman, carecendo ainda do aprofundamento da análise de viabilidade técnica e financeira pela Prefeitura de Timóteo.

Unilab

O Unilab é um laboratório de estudos, pesquisas e desenvolvimento de soluções de problemas e de inovação nos campos da gestão, produção e prestação de serviços para empresas e organizações da sociedade do Vale do Aço. É um espaço de aproximação entre a academia e o mundo do trabalho. O projeto possibilita aos estudantes a aprendizagem a partir de demandas e necessidades reais da sociedade e às empresas e organizações e propor solução de alguns de seus problemas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *