sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesEducação

Qualifica para o mundo do trabalho forma adolescentes para o futuro

Timóteo – A Fundação Aperam Acesita realizou na tarde da última quarta-feira (30), a formatura dos trinta alunos do projeto Qualifica para o mundo do trabalho. A cerimônia foi realizada no teatro da Fundação, e contou com a presença dos alunos e seus familiares, além do Presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, a Secretária de Assistência Social de Timóteo, Rosanna Borges Moura, representando o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Thiago Andrade de Castro, representando o Sebrae, Nayara de Aguiar Araújo, e o representante do CEFET, Erick Brizon Dangelo Chaib.

O projeto nasceu da convergência de interesses de instituições e parceiros alinhados à política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente, frente à necessidade constatada, por meio de pesquisa e diagnósticos, de se implantar ações que pudessem contribuir na orientação e preparação de adolescentes para o acesso ao mundo do trabalho.

“Formamos esses adolescentes para se tornarem protagonistas de sua própria história de vida. Este momento de celebração é oportuno para relembrar os desafios propostos a eles desde o primeiro dia de aula, e gerar uma reflexão das mudanças ocorridas ao longo desses meses. Pioneiros neste projeto, essa turma investiu todo esse tempo em autodesenvolvimento e crescimento profissional, critérios fundamentais para se destacarem ao ingressar no mundo do trabalho”, frisa o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

Qualifica para o mundo do trabalho foi desenvolvido por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Timóteo, através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e intermédio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que realizou um Edital de Chamamento Público, visando selecionar projetos voltados à promoção e à defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

“Nosso município é carente de iniciativas que abrangem essa faixa etária, com isso, foi fundamental o desenvolvimento deste projeto. O nosso desejo sempre foi de promover a socialização dos adolescentes e apresentar habilidades para que eles possam entrar no mercado de trabalho mais qualificados ou conseguirem abrir o seu próprio negócio”, disse a Secretária de Assistência Social de Timóteo, Rosanna Borges Moura.

O projeto Qualifica desenvolveu seu papel como objetivo principal de oferecer qualificação profissional a adolescentes de 17 anos, contribuindo para prepará-los para o acesso ao mercado e trabalho, incentivando o empreendedorismo, geração de trabalho e renda, de forma educativa, visando e promovendo seu desenvolvimento integral.

Segundo Erick Brizon Dangelo Chaib, do CEFET, o projeto Qualifica é o resultado das parcerias públicos privadas dando certo. “Estamos vendo a prova de uma parceria frutífera de setores que trabalham em prol o desenvolvimento de uma comunidade. O nosso conselho agora é que os alunos continuem alçando novos voos e buscando profissionalização, para estar sempre à frente. Nós do CEFET queremos os alunos do Qualifica conosco, trilhando o caminho do sucesso”, pontua.

O futuro é logo ali

Após tardes de muito aprendizado, agora os ex-alunos do projeto, já se planejam para novas vivências. Thaís Marcele visualiza para o futuro outras possibilidades, além das apresentadas no curso. “Ampliamos nosso networking, conhecemos muitas áreas de atuação e profissionais que se consagraram no mercado. A partir desses conhecimentos adquiridos, meus horizontes se abriram e agora vou atrás de um futuro melhor”, conta.

Colega de sala, Maurício Miranda Neves, destacou seu interesse pelo empreendedorismo. O adolescente destacou sua afinidade com o setor. “O Qualifica ampliou minhas expectativas para o meu futuro profissional. Antes eu pensava em ser um prestador de serviço, um empregado de alguma empresa. Hoje, vi que me identifico muito com o empreendedorismo, e vou buscar atuar na área”, finaliza.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *