Exposição na Praça 1º de Maio busca difundir a identidade dos cidadãos timotenses

Timóteo – Exposição Patrimônio Cultural nas Telas da Arte apresenta o acervo “A história de Timóteo por meio de seus patrimônios culturais” nos dias 7 e 8 de Setembro, das 10h ás 18 h na Praça Primeiro de Maio (Praça do Coreto) dentro da programação da Semana da Pátria. Patrimônio Cultural nas Telas da Arte é um projeto de difusão do conhecimento sobre a diversidade do conjunto de bens do acervo cultural protegido no município de Timóteo, que integra a retomada de ações de preservação realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

“A retomada está alinhada com as diretrizes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais”, explica o subsecretário de Esporte, Cultura e Lazer, Cláudio Gualberto. A primeira atividade do projeto é a ação de educação patrimonial a partir da exposição da coletânea de pinturas da artista Heliana Guedes na Semana da Pátria.

A autora da coletânea “A história de Timóteo através de seus patrimônios culturais” é professora e integrante do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Timóteo. Heliana Guedes desenvolveu esta obra em 2012, motivada pelo cinquentenário do município de Timóteo. Neste momento, a administração pública municipal, por meio da Subsecretaria de Esporte, Cultura e Lazer, resgata este acervo, expondo-o em praça pública durante as comemorações cívicas.

“Buscamos promover formas para que a comunidade escolar se reconheça nos bens culturais protegidos, ressignificando- os em sua memória, e difundindo a identidade dos cidadãos timotenses através das telas, que retratam locais protegidos e institucionalizados no inventário municipal de proteção ao patrimônio cultural”, argumenta o subsecretário, acrescentando que, nas comemorações cívicas, estarão presentes diversas organizações da sociedade civil, comunidade escolar da rede municipal pública e particular de ensino.

Num segundo momento, o projeto Exposição Patrimônio Cultural nas Telas da Arte manterá a coletânea de Guedes permanentemente exposta na galeria central da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, localizada na Alameda 31 de Outubro, nº 450, Centro Norte. Escolas e equipamentos culturais localizados na Região Metropolitana do Vale do Aço interessados em receber esta exposição poderão entrar em contato com a Subsecretaria de Esporte, Cultura e Lazer, por meio do e-mail culturaesportelazer.tim@gmail.com com o título: Circulação- Patrimônio Cultural nas Telas da Arte.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *