segunda-feira, março 4, 2024
DestaquesEducaçãoPolítica

CEFET-MG se manifesta sobre bloqueio orçamentário do MEC. O Campus Timóteo também aderiu

Nesta segunda, os alunos do Cefet/Campus Timóteo fizeram uma manifestação contra os cortes no orçamento da instituição pelo governo federal.A atividade foi organizada pelo diretório acadêmico local. 

REDAÇÃO – O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) vem a público manifestar a preocupação com o bloqueio de 30% da dotação orçamentária para o ano de 2019, recentemente anunciado pelo Ministério da Educação (MEC).

“O corte, que atinge as Instituições Federais de Ensino de todo o País, impacta fortemente o funcionamento desta Instituição. Com as reduções ocorridas ao longo dos últimos anos, já foram feitos diversos ajustes internos – nos serviços de segurança e limpeza, por exemplo –, sempre buscando evitar prejuízos às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Novos cortes inviabilizam o pagamento de serviços básicos, como despesas com água, energia elétrica e atividades terceirizadas. Importa destacar que, do total de recursos de manutenção e funcionamento da Instituição, foram bloqueados R$16.983.100,00 em um orçamento de R$48.048.931,00 (excluída a Assistência Estudantil), correspondendo a um corte de 35,4%.

Por fim, acreditamos na reversão dessa medida, que inviabiliza a oferta educacional em curto prazo, bem como compromete o futuro da Educação Pública no Brasil em longo prazo. Não obstante a preocupação aqui manifestada, apostamos no diálogo com o Ministério da Educação e com o Congresso Nacional para que possamos buscar outras soluções juntamente com a Associação Nacional Dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)”.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *