Biblioteca Municipal de Fabriciano lança campanha de doação de livros para o presídio

FABRICIANO – A Biblioteca Pública Professora Mariana Roque Pires de Coronel Fabriciano lança nesta quinta-feira, 18, uma campanha que visa à arrecadação de livros para destinação ao presídio da cidade. O objetivo é sensibilizar a comunidade a doar livros de literatura nacional e internacional, romances e gibis, que estejam em bom estado de conservação e que não estão sendo utilizados.

Os livros arrecadados serão selecionados e doados para a biblioteca do presidio, que atualmente possui poucos exemplares disponíveis. A iniciativa faz parte da lei aprovada em 2011 pelo Congresso Nacional, que permite a presidiários reduzirem parte de seu tempo de execução de pena, mas que em contrapartida, trabalhem ou estudem.

Chamado de Remição de Pena pela Leitura, o projeto segue diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2013, que incentiva os presidiários a entregarem um resumo para cada livro lido. A cada obra, são quatro dias a menos no cumprimento da pena. O limite é de um livro e uma redução de pena por mês.

Essa é a primeira vez que o município realiza este tipo de campanha. “Iniciamos essa parceria criando uma opção de empréstimos diferenciada para o presídio. Agora, com a campanha de doação, pretendemos aumentar o acervo e incentivar a leitura e o aprendizado, além de fomentar a democratização do conhecimento, nossa principal bandeira aqui na Biblioteca Pública”, afirma a Gerente de Cultura, Priscila Souza.

As pessoas interessadas em doar, devem entregar os exemplares diretamente na biblioteca Municipal Mariana Roque Pires, que funciona na Rua Dr. Querubino, 342, Centro de Coronel Fabriciano. O espaço está aberto de segunda a sexta-feira de 7h as 18h.  Para informações as pessoas interessadas podem ligar para o telefone 3846-7700.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *