sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesEducação

Alunos de escolas municipais recebem o certificado de “Investigador Mirim”

Ipatinga – Cerca de 800 alunos ipatinguenses, matriculados em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em três escolas municipais, receberam na tarde desta quarta-feira (4) o certificado do Projeto “Investigador Mirim”. A solenidade, realizada pela Polícia Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, aconteceu no clube Ipaminas, com a presença de autoridades policiais, vereadores e do prefeito Nardyello Rocha.

O projeto foi idealizado pela Polícia Civil, de maneira a aproximar os policiais da comunidade por meio de parcerias com as escolas. A atividade foi desenvolvida ao longo do ano nas escolas municipais João Amparo Damasceno, no Vila Celeste; Terezinha Nívia de Oliveira Lopes, no bairro Nova Esperança, e João Reis de Souza, no Limoeiro.

Durante oito meses, os estudantes receberam palestras sobre o papel da Polícia Civil; respeito às Leis de Trânsito; direitos e deveres; respeito aos pais e professores, entre outros temas recheados de princípios com a finalidade de orientar as crianças a se tornarem cidadãos de bem.

“Visamos abraçar essas escolas de Ipatinga que possuem maior histórico de vulnerabilidade e de conflito social. Realizamos várias intervenções e depois de toda a orientação é que nós estamos nomeando os estudantes como investigadores mirins. A função que eles terão na sociedade é fazerem a diferença na família, na comunidade onde vivem e na escola”, explica Thiago Alves Henriques, titular da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ipatinga.

Disciplina

Além do certificado, os alunos que participaram do projeto receberam um “Distintivo”, semelhante ao da Polícia Civil, que os identificam como “Investigador Mirim”. Assim como em formaturas da Acadepol (Academia de Polícia), os estudantes cantaram os hinos Nacional e da Polícia Civil de Minais Gerais e depois fizeram um juramento.

Ana Laura Andrade Santos, de nove anos, é aluna da Escola João Amparo Damasceno. Para ela, o projeto “Investigador Mirim” significou uma ajuda importante para a unidade escolar, principalmente no que diz respeito à disciplina. “Nós sabemos que podemos contar com a polícia, não somente como policiais e sim como policiais que podem ser nossos amigos”, disse.

“Neste projeto eu aprendi a respeitar a todos e a ser uma pessoa melhor”, afirmou Natanael Ferreira dos Santos Campos, de 11 anos, estudante da Escola Municipal João Reis.

Em sua fala, o prefeito Nardyello Rocha parabenizou a Polícia Civil pela iniciativa e disse que a Administração municipal está de portas abertas a conceder mais espaço para que a instituição policial possa realizar o projeto em outras escolas da rede de ensino local. “Este projeto vem ao encontro do que o governo quer para a educação de Ipatinga. Estou cheio de orgulho ao ver os nossos ‘investigadores mirins’. As crianças estão entendendo que a polícia é parceira, e é essa interação que pode mudar a história da nossa segurança pública”, refletiu o prefeito.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *