quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesSaúde

SIMPÓSIO DE INCLUSÃO SOCIAL: Encontro abordou a questão da paralisia cerebral

Timóteo – A Prefeitura de Timóteo está promovendo o “I Simpósio de Inclusão Social” voltado para a questão da paralisia cerebral. Organizado pelas secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Saúde e Qualidade de Vida, o encontro foi realizado no auditório da Prefeitura na última quarta-feira (04) e terá prosseguimento no dia 7 de dezembro, com a realização de atividades de inclusão no projeto Tenda da Saúde no seu Bairro, que será instalada na Praça 1º de Maio, no Centro Norte.

O simpósio marca a primeira Semana Municipal da Paralisia Cerebral, que foi instituída pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Douglas Willkys em julho do ano passado. A Lei Municipal 3651, de autoria da vereadora Pastora Sônia Ribeiro, estabelece que a semana seja comemorada entre os dias 1º a 8 de dezembro, com ações voltadas para a saúde pública, inclusão dos portadores e políticas voltadas para a pessoa com paralisia cerebral.

“O tema é de grande relevância e a Secretaria de Saúde, juntamente com a Assistência Social, tem trabalhado intensamente para garantir de fato que essas pessoas tenham seus direitos respeitados”, comentou o secretário de Saúde e Qualidade de Vida, Eduardo Morais. No que compete à saúde, o secretário destacou que a administração tem trabalhado para capacitar seus profissionais e garantir o atendimento qualificado, resolutivo e humanizado aos usuários da rede municipal.

Presente ao evento, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Thiago Bouzas Cocco, afirmou que o órgão quer participar ativamente das discussões sobre a inclusão da pessoa com paralisia cerebral. “Estamos abertos ao diálogo sobre esse tema que é amplo e envolve várias questões”, comentou, avaliando que a sociedade, a cada dia que passa, está mudando sua visão sobre as pessoas com deficiência e conscientizando sobre a necessidade de inclusão.

O simpósio contou com uma mesa redonda com a participação do pediatra e psiquiatra infantil, André Luiz Toledo, a psicóloga Ana Paula dos Santos e a assistente social Eliane Gonçalves. O encontro contou com a presença da Pastora Sônia Ribeiro e da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosanna Borges Moura. Houve dois momentos culturais com alunos do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa Pe. Jean Marie Lemaire (CREIA) e da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Timóteo.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *