Alunos da Escola Estadual José Ferreira Maia representarão Timóteo em Brasília

Timóteo – Os alunos do 5º Ano da Escola Estadual José Ferreira Maia, localizada no Distrito de Cachoeira do Vale participam entre os dias 24 e 25 de outubro da 13ª edição da Câmara Mirim na Câmara dos Deputados em Brasília. Na saída do ônibus que levou os alunos rumo ao Distrito Federal no fim da tarde desta quarta-feira (23), o prefeito Douglas Willkys, o vice-prefeito e secretário de Educação, José Vespasiano Cassemiro, além do vereador Leanir José de Souza, o Zizinho, marcaram presença na despedida dos alunos.

Durante o encontro com os alunos o prefeito citou a importância da participação popular na política desde a infância. Ele lembrou que no período em que presidiu a Câmara de Vereadores de Timóteo, nos anos de 2011 e 2012, implantou o projeto Câmara Mirim com o objetivo de estimular o desenvolvimento da consciência política e participativa da sociedade, apostando na educação cidadã como instrumento de uma política sólida, transparente e fraterna.

Para o Professor Vespa, os alunos da Escola Estadual José Ferreira Maia já entraram para a história da política brasileira, mineira e timotense como a única escola pública de Minas Gerais selecionada, entre os dez projetos contemplados dos 869 apresentados de diversos estados brasileiros.

“É motivo de orgulho ver Timóteo bem representada em Brasília. A democracia se faz no exercício da cidadania, do diálogo, da liberdade de expressão e da participação popular. A Escola Estadual José Ferreira Maia está de parabéns, é um marco que  já entrou  para a história”, citou Professor Vespa.

Valores democráticos

Segundo a professora Karina Letícia, durante as aulas os alunos promoveram debates sobre valores democráticos, coletividade, representação e participação política e a importância das leis para a convivência em sociedade.

A diretora da escola, Graziela Gomes, por sua vez, ressaltou que a escola é um lugar de diversidade, onde todos os dias pessoas diferentes convivem em um mesmo espaço, compartilhando saberes em diversas situações, sendo o diálogo primordial para que possa vigorar a convivência democrática e respeito às diferenças.

Além dos alunos, integram a comitiva professores e profissionais da escola, pais e representante da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo. De acordo com a professora Karina Letícia, a culminância do projeto em Brasília só foi possível graças ao apoio recebido de lideranças políticas locais, comunidade escolar e do Sindicato Únicos dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute/MG).

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *