sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesPolícia

Vale do Aço recebe parecer favorável para instalação de Delegacia da Polícia Federal

Ipatinga – O sonho de uma maior comodidade para usufruir da prestação de serviços da Polícia Federal (PF), em atendimento a uma antiga demanda da comunidade regional, está agora muito próximo de se tornar realidade, beneficiando os moradores de todo o Vale do Aço. Após meses de negociações, uma unidade da Polícia Federal no Vale do Aço pode, finalmente, acontecer, graças aos esforços das empresas e entidades envolvidas na chamada Agenda de Convergência do Vale do Aço, que tem a coordenação da Fiemg.

Representantes de vários municípios estiveram presentes

O assunto esteve na pauta do 28º Fórum das Entidades da Agenda, realizado na última segunda-feira (5). Segundo o delegado responsável pela unidade de Governador Valadares, Cristiano Jomar Costa Campidelli, o processo está em fase bem adiantada, sendo que, no momento, já estão sendo analisadas as possíveis localidades para a instalação da delegacia.

Emissão de passaporte, controle migratório, acordos celebrados pela Polícia Federal com organismos nacionais e internacionais, informações de interesse para os aposentados e pensionistas da PF, controle de armas, leilões organizados pelo órgão, produtos químicos e segurança privada são alguns dos serviços que estarão à disposição da população com a chegada da Delegacia da Polícia Federal.

A boa notícia foi dada pelo Superintendente-Adjunto da Polícia Federal em Minas Gerais, Alexandre Eustáquio Braga em Ipatinga

Estudo técnico

Um estudo técnico de viabilidade foi feito pela Polícia Federal, e os resultados apontaram que o Vale do Aço possui todos os requisitos para comportar a abertura de uma Delegacia da PF. A unidade seria de médio a grande porte, podendo receber cerca de 40 servidores para atender todo rol de serviços prestados pelo organismo.

Além da grande demanda para emissão de passaportes, documento básico para viagens internacionais requisitado diariamente pelos moradores da região (que atualmente precisam se deslocar até Governador Valadares ou Belo Horizonte para serem atendidos), há também outro aspecto favorável à abertura de uma delegacia em Ipatinga. De acordo com os representantes da PF, cerca de 800 inquéritos relacionados à região do Vale do Aço tramitam hoje na capital mineira. O alto número de processos também embasa a necessidade de uma sede do órgão na região.

Prefeitos do Vale do Aço e outras representações da comunidade regional deverão se reunir nos próximos dias para engajamento em favor do benefício. A próxima data da agenda de convergência foi agendada para o dia 07 de outubro.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *