quinta-feira, abril 18, 2024
CidadesDestaques

Usiminas Mecânica entre as finalistas do Prêmio Proteção Brasil 2019

IPATINGA – A Usiminas Mecânica está entre as finalistas do Prêmio Proteção Brasil de Saúde e Segurança do Trabalho. A premiação tem como objetivo reconhecer as organizações e profissionais pelas ações bem sucedidas e desenvolvidas em prol da melhoria nas condições de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

O Prêmio Proteção Brasil acontece desde 2005 e já reconheceu empresas de todas as regiões brasileiras. A seleção acontece pela análise dos cases desenvolvidos sobre as boas práticas e ações de caráter preventivo ou corretivo que representem mudanças nos processos de trabalho, com consequentes melhorias nas condições de saúde e segurança e que beneficiem trabalhadores diretos e indiretos que atuem dentro da organização inscrita. Em 2019, a comissão julgadora avaliou 194 trabalhos, e 32 foram selecionados entre os melhores do Brasil nas diferentes categorias.

Esta é a primeira vez que a Usiminas Mecânica participa da premiação e já está entre as finalistas na categoria Ações Preventivas e Corretivas de SST, com o case Desovalizador de virola*. O dispositivo de segurança foi idealizado por colaboradores, por meio do Projeto interno “Mãos Seguras”, para substituir o uso de marretas no processo, eliminando o risco de acidentes com as mãos. Para desenvolver a ferramenta seguindo todos os padrões de segurança foram envolvidos os setores de Produção, Segurança do Trabalho, Engenharia e Manutenção.

De acordo com o gerente de Segurança do Trabalho da Usiminas Mecânica, Alvanir José de Souza, o Prêmio Proteção Brasil é uma oportunidade de expor de forma mais ampla os cases que estão contribuindo para a eliminação dos acidentes na empresa, ajudando outras organizações na busca pelo zero acidente. “Participar dessa premiação de Saúde e Segurança é muito importante e valoriza o trabalho que realizamos voltado para a integridade dos nossos colaboradores”, afirma Alvanir.

No dia 8 de agosto, o Prêmio Proteção Brasil irá anunciar os vencedores do troféu de ouro, prata e bronze de cada categoria, os vencedores regionais, que recebem o capacete de ouro, e o grande vencedor nacional.

Na categoria Ações Preventivas e Corretivas de SST, a Usiminas Mecânica disputa o título com outras duas empresas.

O Projeto Mãos Seguras

A segurança dos colaboradores é o valor principal da Usiminas. Por isso, a empresa criou e implantou em 2013 o Projeto Mãos Seguras para incentivar seus empregados na criação de dispositivos e ferramentas que eliminem ou minimizem possíveis riscos de acidentes com as mãos.

O empregado identifica os riscos da sua atividade e estuda uma nova forma de execução da tarefa com a criação de um dispositivo simples. Assim, a ideia elaborada é cadastrada no projeto e analisada pelo Comitê Mãos Seguras, formado por profissionais da Diretoria de Manutenção e Segurança do Trabalho. Caso aprovada, a ideia é liberada para execução. Ao longo dos seis anos de projeto, mais de 3800 dispositivos foram criados e estão em uso na Usiminas.

* o desovalizador é um dispositivo composto por um conjunto de hastes de aço ajustáveis que é inserida no interior da virola e que, com apoio de um macaco hidráulico, realiza o esforço necessário para a desovalização, eliminando o uso de marretas, barras de aço e/ou cunhas. A virola é uma peça com geometria cilíndrica fabricada a partir de uma chapa de aço conformada.  Após a conformação é necessário calibrar o diâmetro da virola, processo realizado a partir do desovalizador.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *