quarta-feira, abril 24, 2024
DestaquesSaúde

Timóteo oferece treinamento a novos agentes de saúde e endemias

O curso introdutório integra as equipes do departamento de Zoonoses (Agentes de Combate às Endemias) e Estratégia Saúde da Família (Agentes Comunitários de Saúde), teve a presença do Secretário de Saúde, Eduardo Morais

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde de Timóteo iniciou a capacitação de 27 Agentes de Combate às Endemias (ACE) e 52 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) aprovados por processo seletivo realizado pelo município. O curso introdutório vai do dia 15  até 19/07 com carga horária total de 40 horas/aula. O treinamento acontece nas dependências do CEFET, no centro Norte e no auditório da Prefeitura em dias alternados. Esta é uma fase eliminatória antes da certificação dos agentes e da posse do cargo de forma definitiva.

O cronograma prevê o treinamento para a prática em campo a fim de promover ações de saúde e prevenção de doenças. São noções sobre Comunicação como Ferramenta de Trabalho, Ética, Cidadania e Responsabilidade Social. São abordados ainda, Visita Domiciliar, Território, Mapeamento e Dinâmicas da Organização Social.

O curso introdutório integra as equipes do departamento de Zoonoses (Agentes de Combate às Endemias) e Estratégia Saúde da Família (Agentes Comunitários de Saúde). A interação com a comunidade de forma direta, a sensibilização dos moradores para os riscos e danos à saúde são responsabilidade das duas equipes.

Os ACS tem uma série de atribuições no trabalho de prevenção de doenças e de promoção à saúde. É por meio de ações domiciliares, individuais ou coletivas que são desenvolvidas estratégias de acordo com as diretrizes do SUS. De forma mais específica, as ações vão desde a prevenção de agravos até as formas curativas. Cabe aos agentes ainda, oferecer a garantia de atendimento da demanda espontânea, da execução das ações programáticas e de vigilância à saúde, trabalho que se complementa com a ação das duas equipes.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *