quinta-feira, abril 18, 2024
CidadesDestaques

SEEB Ipatinga ganha ação dos 15 minutos das bancárias no valor de R$ 630 mil

IPATINGA – Foi realizada uma assembleia na noite dessa terça-feira, 23, na sede do Sindicato dos Bancários de Ipatinga, para informar sobre o andamento das ações coletivas em que o Sindicato atua como substituto processual dos bancários,  bem como demonstrar como ficou o financiamento sindical após a implementação da reforma trabalhista, valorizando a importância da sindicalização.

O Sindicato, por meio do Instituto Declatra, impetrou na Justiça do Trabalho com uma ação contra a Caixa Econômica Federal reivindicando o reconhecimento e pagamento de Horas Extras de acordo com o “Art. 384 da CLT – Em caso de prorrogação do horário normal, será obrigatório um descanso de 15 (quinze) minutos no mínimo, antes do início do período extraordinário do trabalho”, culminando em um pagamento de mais de R$ 630.000,00 às bancárias.

O dispositivo faz parte do capítulo III da CLT que cuida da proteção do trabalho da mulher.

De acordo com o diretor Jurídico do Sindicato dos Bancários de Ipatinga, Selim de Salles Oliveira, o dispositivo existe para resguardar a saúde das bancárias. Fator de muita importância levando-se em conta os altos índices de adoecimento entre os bancários. “ Homens e Mulheres não são, em diversos sentidos, iguais, sem que, com isso, se queira afirmar a primazia de um sobre o outro. O que temos que reconhecer é que em alguns momentos haverão de possuir direitos adequados a estas desigualdades”.

Reformas X Sindicatos

Selim informa que o evento foi iniciado falando das alterações ocorridas na forma do custeio dos sindicatos. A reforma Trabalhista veio para aniquilar com os sindicatos e trabalhadores. “As fontes de recursos que tínhamos, se não foram retiradas, foi em muito dificultado o seu recebimento. Por isso chamamos a categoria à sua responsabilidade: o Sindicato é formado por todos os trabalhadores de uma categoria. Nesta noite já tivemos uma resposta positiva sobre a importância da coletividade e da sindicalização”.

Selim finaliza que esta não é a única ação coletiva do sindicato buscando os direitos dos bancários. “Sempre que há algum direito lesado é necessário que sejamos informados*. Estamos sempre presentes nos locais de trabalho. Nosso objetivo não é judicializar todas as questões, pois defendemos em um primeiro momento uma ação sindical forte e objetiva. Caso não surta efeito, partimos para a esfera judicial.”

*Canais de denúncia identificadas/anônimas: https://bancariosid.com.br/index.php; https://bancariosipatinga.com.br/denuncia; pelo telefone 3824-8572 ou com os diretores)

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *