sábado, abril 20, 2024
DestaquesSaúde

Saúde de Fabriciano realiza pela primeira vez cirurgias de pterígio

Fabriciano – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, iniciou as consultas preparatórias para a realização cirurgias de pterígio no município. Pela primeira vez este tipo de cirurgia é realizado na região do Vale do Aço, visando atender uma demanda de 250 pacientes. Inicialmente, 50 pessoas serão contempladas com a cirurgia.

Foi realizado o credenciamento de uma empresa em Coronel Fabriciano, onde os pacientes fazem a consulta pré-operatória.  As cirurgias serão realizadas no próximo mês, no Hospital Dr. José Maria Morais, que desde sua reabertura em 2017 vem se destacando pelo seu perfil cirúrgico e tem sido um dos hospitais que mais opera no Leste de Minas Gerais.

Segundo o Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, Fabriciano vive novos tempos, e na saúde não é diferente. “Mais uma vez a gestão tem inovado na saúde do município com a realização da cirurgia de pterígio, que é um sonho de toda população”, disse.

A cirurgia de remoção é simples, dura em média 30 minutos. No início do ano de 2020, haverá um mutirão de pterígio, juntamente com o mutirão de catarata. O objetivo é zerar de vez a fila de espera pelo procedimento.

Lembrando que a porta de entrada para a realização da cirurgia é a Unidade Básica de Saúde. Após a consulta, o paciente é encaminhado para o oftalmologista do Ceps, onde é feito o diagnóstico, e assim encaminhado para a cirurgia.

PÓS- OPERATÓRIO

Nas primeiras 24 horas após o procedimento, o olho deve ser mantido com o curativo oclusivo, e é necessário repouso constante. Evite ambientes poluídos, e tenha cuidado ao tomar banho.

Não é recomendado praticar esportes nos primeiros 10 dias. Caminhadas são permitidas somente após a primeira semana de operação. Ao usar o colírio, lave as mãos, agite o frasco, e pingue apenas uma única gota.

SOBRE O PTERÍGIO

O pterígio, popularmente conhecido como “carne crescida”, trata-se de um crescimento anormal da conjuntiva, que é a membrana protetora do globo ocular. Normalmente cresce de forma lenta e apresenta dois graus: nos mais baixos, não causa problemas à visão, porém, nos mais altos, pode comprometer e muito na capacidade de enxergar.

O pterígio geralmente acomete mais adultos jovens e idosos, mas pode ocorrer de aparecer em pessoas de outra faixa etária. Para o tratamento, o ideal é sempre consultar um oftalmologista.

PREVENÇÃO

Por ter ligação com os raios ultravioletas, é indicado manter o hábito do uso de óculos escuros, incluindo em dias nublados e dentro de carros, pois, os danos da luz violeta penetram nuvens e janelas.

…..

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *