sexta-feira, abril 19, 2024
CidadesDestaquesPolítica

Romeu Zema visita o Vale do Aço, conversa com prefeitos, vereadores e empresários

IPATINGA – O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, visitou nesta quinta-feira (23/5), em Ipatinga, no Vale do Aço, o Hospital Márcio Cunha. A unidade é administrada pela Fundação São Francisco Xavier e permite o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada.

O objetivo da visita foi conhecer mais detalhes sobre o modelo de administração do hospital e buscar soluções para os dez hospitais regionais de Minas que estão com as obras paralisadas desde a gestão passada. A programação faz parte do projeto do governador “Giro pelo Estado”, que visa fortalecer a presença de representantes do governo em todas as regiões mineiras. Além de Ipatinga, Romeu Zema também esteve em Governador Valadares nesta quinta.

“Fiz questão de vir conhecer o hospital que é modelo não só para a região, mas para toda Minas Gerais. É isso que queremos expandir dentro do Estado neste momento tão difícil, onde a área da saúde foi seriamente afetada. Hoje temos em Minas nove hospitais regionais em diferentes estágios de obras, suspensos há alguns anos, e estamos fazendo um chamamento público para tentarmos encontrar soluções para essas unidades”, ressaltou o governador.

“Um dos modelos que enxergamos como mais viável é exatamente esse de fundação, que tem 60% dos leitos destinados ao SUS e, com esses outros 40% a entidade tem a oportunidade de se viabilizar. Se conseguirmos algo que se assemelha a esse hospital, Minas terá outro patamar em atendimento na saúde”, completou Zema em coletiva à imprensa após conhecer a UTI Pediátrica e Neonatal, o Corredor da Urgência Clínica, a Ala Pediátrica do Pronto Socorro e conversar com médicos e pacientes.

A superintendente do hospital, Thatiane Olivier Ticom, explica que a unidade é referência para 1,6 milhão de habitantes da região e que, em 2018, foram realizadas 35 mil internações, sendo 21 mil pelo SUS.  “Somos o 4º hospital em número de internações e o 3º em número de partos, tudo isso pelo SUS”, pontuou.

No último dia 14, a Secretaria de Estado de Saúde publicou edital de Tomada Pública de Subsídios para obter estudos e levantamentos que vão embasar a elaboração de modelos de negócios para a conclusão das obras e início da operação dos Hospitais Regionais do Estado. O prazo para apresentação dessas propostas termina no próximo dia 29.

Prefeitos, vereadores e empresários

Após a visita ao hospital, o governador participou de encontro com prefeitos e também teve uma rodada de conversa com empresários e vereadores da região.  Romeu Zema ouviu do prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, o pedido de apoio do Estado para viabilizar equipamentos e mobiliário para a UPA do Bairro Primavera, que se encontra com 95% da obra concluída. Douglas também pediu a retomada das obras da MG-760.

Na sede da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, Zema ressaltou ações da sua gestão voltadas aos gestores municipais, entre elas o acordo celebrado junto aos prefeitos para quitar os repasses constitucionais deixados em aberto pela gestão passada.

“Recebemos um Estado falido e a primeira providência foi acertar o repasse para as prefeituras, que era essencial. Os prefeitos sabem que agora podem contar com os recursos que são deles e que o Governo do Estado se apropriou. Estou assumindo a responsabilidade que cabe ao governo e que o antigo governador não assumiu. Os prefeitos hoje sabem que os recursos deles vão chegar”, esclareceu, ao lado dos prefeitos de Ipatinga e Timóteo, Nardyello Rocha e Douglas Willkys.

Além de outros clamores dos prefeitos, o governador Romeu Zema ouviu do prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, o pedido de apoio do Estado para viabilizar equipamentos e mobiliário para a UPA do Bairro Primavera, que se encontra com 95% da obra concluída. Na mesma toada, o prefeito de Timóteo reforçou os pedidos pela retomada das obras das UBS’s dos Bairros Ana Rita e Limoeiro e que o estado honre os convênios já firmados com o município. E por último, o chefe do Executivo Timotense informou mais uma vez ao governador, a importância da retomada das obras de pavimentação da MG-760, obra fundamental para o desenvolvimento econômico , social e turístico de Timóteo e da região.

O presidente da Câmara de Fabriciano, Adriano Martins, cobrou do governador a continuidade da obra da MG-760 e a liberação dos recursos em atrasos do Hospital José Maria Morais

Para uma plateia de empresários e vereadores na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços (Aciapi) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Ipatinga (CDL), Zema reforçou a intenção de gerar empregos e desburocratizar o Estado.

Na oportunidade o presidente da Câmara de Coronel Fabriciano, Adriano Martins, cobrou do governador a continuidade da obra da MG-760 e a liberação dos recursos em atrasos do Hospital José Maria Morais.

“Ontem (22/5) assinamos na Fiat acordo para investimentos de R$ 8,5 bilhões até 2024 e geração de 9.200 empregos. Meu compromisso é gerar empregos. Nos três primeiros meses deste ano Minas teve resultado positivo no Caged”, completou o governador, que respondeu perguntas sobre combustíveis e incentivos ao Gás Natural Veicular (GNT), obras na região, entre outros temas.

Também participaram do “Giro pelo Estado” o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Giovanne Gomes da Silva; o chefe da Polícia Civil, delegado Wagner Pinto; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Edgard Estevo; os secretários de Estado de Saúde, Carlos Eduardo, e de Segurança Pública, general Mário Araújo; o deputado federal Hercílio Coelho Diniz; o deputado estadual coronel Sandro; além de prefeitos, vereadores e lideranças da região.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *