Prefeitura de Belo Oriente inicia a 1ª fase do Programa Pró-Manancial

BELO ORIENTE – Nesta terça-feira, 23, a Prefeitura de Belo Oriente iniciou a primeira etapa do Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais – Pró-Mananciais. O projeto é uma parceria da Administração Municipal com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), realizada através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômica.

Nesta primeira etapa, estão sendo realizadas de recuperação das estradas a micro bacia do Córrego do Simplício, para evitar processos erosivos que possam danificar as nascentes responsáveis pelo abastecimento da Sede de Belo Oriente. Ao todo serão 09 quilômetros (KM) de estradas recuperadas.  Este trabalho está sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Obras.

Também serão realizadas obras de cercamento e reflorestamento próximos  a nascentes, cursos d’águas e riachos, além da construção de bacias de contenção de água da chuva, terraços em curva de nível e subsolagem dos terrenos. A previsão de conclusão dos trabalhos desenvolvidos pelo Pró-Manancial é de 12 meses, a partir da data de início das atividades.

Segundo o engenheiro Sanitarista e Ambiental, Júlio César Silva Duarte, consultor técnico da Prefeitura de Belo Oriente, as barragens irão ajudar a aproveitar da melhor forma possível as águas das chuvas.

“As barragens servirão para reter a água nas cabeceiras, se infiltrando no solo para abastecer o lençol freático, esse processo auxilia na recuperação das nascentes, ajudando no abastecimento de toda a sede do município”, afirma Júlio César.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *