sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesPolítica

Plenário da ALMG aprova em 2º turno repasse automático a municípios

REDAÇÃO – A retenção, pelo Governo do Estado, de repasses financeiros devidos às prefeituras mineiras, polêmica que marcou a política mineira nos anos de 2017 e 2018, deve se tornar mais difícil de ocorrer daqui para a frente.

Nesta quinta-feira (18/7/19), o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em 2º turno, o Projeto de Lei (PL) 499/19, que determina o repasse automático dos valores destinados aos municípios relativos aos impostos arrecadados pelo Estado e aos repasses federais. A votação dessas matérias foi na Reunião Extraordinária da manhã.

O projeto é de autoria do deputado Hely Tarquínio (PV). O Plenário aprovou o projeto na forma do substitutivo nº 1 ao vencido (texto aprovado pelo Plenário em 1º turno). Os repasses são determinados pelo artigo 158 da Constituição Federal e pela Lei Complementar Federal 63, de 1990, referentes ao recebimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Na forma aprovada, o PL 499/19 prevê o repasse automático de 50% do IPVA de veículos licenciados em cada município, sem que os recursos passem pelo caixa do Estado. Quanto ao ICMS, 25% dos recursos arrecadados serão repassados diretamente aos municípios.

O projeto também prevê que, na hipótese de haver débitos assumidos pelo município com o Estado ou terceiros ou no caso de compensação de créditos pertencentes ao Estado, esses débitos deverão ocorrer em atos distintos do crédito dos repasses devidos.

O projeto estipula, ainda, que serão transferidos diretamente para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) 20% dos recursos arrecadados do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), do ICMS, do IPVA e das receitas da dívida ativa tributária relativa a esses impostos, bem como eventuais juros e multas.

O Estado informará mensalmente, até o último dia útil do mês subsequente ao da arrecadação, os valores deduzidos de cada imposto e creditados na conta do Fundeb. Ele também deverá publicar mensalmente a arrecadação total dos impostos e transferências vindas da União, com as parcelas entregues a cada município.

Plenário elimina do projeto referências ao IPI e à Cide

O texto aprovado pelo Plenário em 2º turno elimina do projeto qualquer menção ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e à Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), uma vez que tais recursos já são creditados diretamente pelo banco aos municípios. O texto aprovado em 1º turno tratava desses tributos.

O texto aprovado nesta quinta-feira também incorpora diversas regras disciplinadas pela Resolução 4.359, de 2011, da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), que regulamenta o disposto no artigo 239 da Constituição do Estado. Tais regras se referem à forma utilizada pelo Estado para transferir os recursos dos impostos pertencentes aos municípios, assim como a transferência da parcela desses impostos ao Fundeb.

Outras mudanças foram promovidas no sentido de substituir termos que implicavam mudanças de procedimentos da SEF e de toda a rede bancária. Diversas obrigações previstas no texto aprovado em 1º turno são transferidas para o agente centralizador, ou seja, o banco credenciado, responsável pelo repasse aos municípios.

O texto aprovado define critérios gerais para a celebração do convênio com esse banco, de forma que não exista previsão de transferência de recursos pertencentes aos municípios e ao Fundeb para o caixa único do Estado.

De acordo com essas regras, o agente centralizador da arrecadação ficará responsável pela realização dos créditos, depósitos e remessas destinados aos municípios, independentemente de ordem das autoridades superiores, sob pena de responsabilidade pessoal de seus dirigentes.

Tribunal de Contas – Em turno único, também foi aprovado pelo Plenário, nesta quinta, o Projeto de Resolução (PRE) 3.290/06, de autoria da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO). O projeto aprova as contas do Tribunal de Contas do Estado referentes ao exercício de 2005, nos termos do disposto no artigo 62, XXII, da Constituição do Estado.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *