Plano de Manejo da APA Serra do Timóteo começa a ser construído

O auditório da Prefeitura de Timóteo recebeu na noite de segunda-feira (22) a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Detzel Consultoria na elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Timóteo, que possui uma extensão de 3.167,4 hectares.

Durante a audiência, a Detzel relatou as sua experiência em trabalhos semelhantes em outras cidades de Minas Gerais. O foco do plano é o de proteger a biodiversidade, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do meio ambiente. O trabalho é custeado pela Copasa e atende ao Termo de Compromisso nº 180202, de 26 de janeiro de 2018, que trata da condicionante ambiental como medida compensatória referente às obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Timóteo. O prazo de entrega do Plano de Manejo é de 15 meses com previsão de o documento estar aprovado em abril do próximo ano.

O trabalho para a elaboração do plano de manejo está dividido em quatro etapas. A primeira foi de organização e preparação das tarefas a serem desenvolvidas. Já a fase 2 prevê a elaboração de um diagnóstico socioambiental da unidade de conservação e a realização de oficina de diagnóstico rápido participativo. Já a etapa 3 prevê a definição do planejamento estratégico da unidade. Estão previstos também uma oficina de planejamento participativo, o zoneamento e a normatização da APA e estruturação de programas de ação. A última etapa (4ª) consolidará o plano de manejo e o submeterá a votação.

O coordenador executivo e de planejamento operacional da Detzel, Matheus Morganti Baldim, explicou que a audiência desta segunda-feira foi importante para repassar informações à comunidade sobre o desenvolvimento do Plano de Manejo da APA Serra do Timóteo. Ele lembrou que a APA é uma unidade de conservação municipal regida pelo Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC), que é um órgão federal ligado ao Ministério do Meio Ambiente. “Com isso eles têm a oportunidade de entender o trabalho que está sendo feito e ainda esclarecer dúvidas”, resumiu Matheus Baldim.

Na abertura da audiência, o Município que estava representado pelo vice-prefeito José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, que se disse otimista em relação ao plano para o desenvolvimento de Timóteo. Para ele, a elaboração do Plano de Manejo “é uma vitória para a cidade de Timóteo”. “Este documento vai ajudar a fazer a gestão da área de preservação de Timóteo de forma sustentável. Por isto é fundamental a participação de todos na construção deste instrumento”, citou o vice-prefeito.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *