terça-feira, abril 16, 2024
CidadesDestaques

Os 50 anos da Apollo 11

Há 50 anos, a Nasa enviou três astronautas na missão Apollo 11. O objetivo era ir e voltar da Lua com segurança. Os astronautas cumpriram a missão com sucesso e entraram para a história. Os registros fotográficos dessa jornada foram feitos pelo astronauta Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua.
Os escolhidos para realizar a mais ousada missão espacial até então foram três americanos: Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin “Buzz” Aldrin Jr.

Há 50 anos, aconteceu nada menos do que um dos momentos mais incríveis da História do ser humano, certamente a maior conquista de homens e mulheres na área científica e de tecnologia até então: o módulo lunar Eagle tocou o solo da Lua às 20:17 UTC (Tempo Universal Coordenado, eram 17:17 no horário de Brasília) marcando a primeira vez em que uma pessoa pisou em terra firme fora do nosso planeta.

A Apollo 11 decolou da plataforma de lançamento 39A no Kennedy Space Center, da NASA, às 10h32 da manhã no dia 16 de julho de 1969. A decolagem do Saturno V foi tranquila e tudo aconteceu conforme o planejado. Assim que o foguete propulsor se desprendeu do conjunto de módulo de comando e módulo lunar, os três astronautas rumaram diretamente para a Lua em uma viagem que demorou cinco dias.

Essa conquista foi obtida pelos esforços do Projeto Apollo da NASA, que começou em fevereiro de 1966. O primeiro lançamento tripulado, marcado para fevereiro de 1967, não aconteceu por causa de uma catástrofe: um incêndio na plataforma de lançamento durante um teste em janeiro do mesmo ano matou os três astronautas que fariam um voo subortbital.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *