sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesSaúde

NOVEMBRO AZUL: Timóteo realiza mutirão de exames de PSA

Timóteo – A Campanha Novembro Azul está sendo encerrada em Timóteo com a realização de um mutirão de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições. O mutirão foi iniciado no sábado (30) e será concluído no dia 7 de dezembro, com os exames sendo realizados no Laboratório Municipal, localizado no Centro de Saúde João Otávio.

“É mais uma importante ação da Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, voltada especificamente para a saúde do homem. Novembro Azul é o mês de promoção da saúde do homem e da detecção do câncer de próstata”, expôs o secretário de Saúde, Eduardo Morais, que acompanhou a ação. Ele informou que serão realizados 500 testes de PSA durante a campanha, 300 autorizados ao longo do mês de novembro e 200 por meio do mutirão. O secretário alertou sobre a necessidade dos homens vencerem os preconceitos para cuidarem melhor da saúde.

O exame do PSA é realizado através da coleta de uma amostra de sangue. A campanha Novembro Azul preconiza que todos os homens acima dos 45 anos realizem o exame de PSA. O câncer de próstata em estágio inicial não apresenta sintomas, por isso a importância dos exames para detecção precoce, pois a chance de cura é maior se a doença for diagnosticada mais cedo.

O aposentado Francisco Polesi participou do mutirão no sábado passado. “Estou fazendo o exame porque é necessário para a prevenção. E todas as pessoas com mais idade não deveria ter preconceito em fazer a prevenção”.  O usuário Joaquim de Souza, que trabalha na área de construção, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Timóteo. “Estou satisfeito em aderir à campanha. Os homens têm que se cuidarem”, frisou Souza. No próximo sábado (07), o mutirão será realizado das 7h às 9h, no Laboratório Municipal.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *