quarta-feira, abril 24, 2024
CidadesDestaquesSaúde

Janeiro Branco em Timóteo inicia com palestra para militares

A mobilização da campanha acontece nesta sexta-feira (25)

TIMÓTEO – “O adoecimento mental é o resultado de um conjunto de fatores que não estão funcionando bem em nossa vida”, relatou a psicóloga Luciana Assunção,  1º Tenente do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, ao iniciar palestra para policiais e bombeiros na 85ª Cia. da PM de Timóteo nesta quinta-feira (24). O encontro foi realizado na sede da PM, no bairro Primavera, e conta com o apoio da Prefeitura de Timóteo.

A iniciativa faz parte da Campanha Janeiro Branco que é a de chamar a atenção para temas ligados à saúde mental e emocional. “Queremos alcançar o reconhecimento das pessoas para cuidarem melhor dos sentimentos, emoções e suas relações interpessoais”, comentou a Tenente. Durante o encontro, a oficial conceituou saúde mental como a arte do bem estar na qual o indivíduo realiza as suas habilidades e pode lidar com as tensões do dia a dia, seja trabalhando de forma produtiva ou enfrentando os desafios normais da vida.

A Campanha Janeiro Branco motiva políticas públicas em saúde, educação e segurança visando mais investimentos nestas áreas.  Entre os objetivos, estão a redução da violência por meio de programas preventivos, a promoção da psicoeducação de grupos mais vulneráveis e a ampliação do conceito de inteligência emocional para prevenir sofrimentos. De acordo com o idealizador do Janeiro Branco, psicólogo Leonardo Abrahão, “no início do ano, as pessoas estão mais dispostas a repensarem as suas vidas, visando o equilíbrio para viver melhor em sociedade”.

Mobilização

Nesta sexta-feira (25), haverá uma mobilização pelo Janeiro Branco no Vale do Aço sobre o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida!”. Em Timóteo, a ação será realizada, às 11 horas  na Praça 1º de Maio, Centro Norte. Em Coronel Fabriciano, às 9h30, na Praça da Estação. Na cidade de Ipatinga, às 8h, na Praça 1º de Maio, Centro. A realização do evento está sob a responsabilidade da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar da região, com a participação da Banda de Música da 12ª RPM, juntamente com os profissionais dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS e CREAS), Centros de Saúde Mental e psicólogos autônomos.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *