Ipatinga promove a 1ª Semana da Gestante, do Bebê e da Parturiente

Ipatinga – Em atenção à saúde da mulher e dos bebês do município, a Prefeitura de Ipatinga promove em caráter inédito, ainda no mês de agosto, em obediência à Lei 3.902, de 27/12/2018, a 1ª Semana da Gestante, do Bebê e da Parturiente (mulheres que se encontram em trabalho de parto). A iniciativa tem por objetivo informar às mulheres, principalmente as que estão grávidas, sobre os seus direitos e a importância de buscarem um atendimento de qualidade já no pré-natal.

Atualmente, 1.015 gestantes são assistidas pelos profissionais nas Unidades Básicas do município. Segundo a secretária de Saúde de Ipatinga, Érica Dias, “nossos profissionais têm trabalhado para assegurar uma assistência integral à mulher e ao bebê, desde o início da gravidez até a fase do puerpério, período que se estende de 45 a 60 dias após o parto. Tudo isso visando proteger a vida, atuando para diminuir o índice de mortalidade materno-infantil e aumentar a melhoria da qualidade de vida de crianças de zero a seis anos de idade”.

Além das atividades promovidas em todas as Unidades de Saúde de Ipatinga, como a oferta de pré-natal, consultas com médicos e enfermeiros, exames, Teste do Pezinho, avaliação de crescimento e desenvolvimento da criança, a Semana pretende levar muita orientação para as participantes. Na próxima terça-feira (6), a partir das 14 horas, 150 gestantes participarão de duas palestras com o tema “Cuidados gerais na gestação” e “Direitos da gestante”, no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins. As ministrações estarão a cargo de profissionais da área da Saúde e da Assistência Social.

erica

A secretária Érica Dias explica que a iniciativa tem o objetivo de assegurar uma assistência integral à mulher e ao bebê, desde o início da gravidez até a fase do puerpério

As grávidas interessadas em participar desta ação deverão procurar a Unidade de Saúde de sua referência. O evento é gratuito.

Já nos dias 09, 14, 23 e 30 de agosto, as grávidas do município poderão participar de um momento de visitação à maternidade da unidade I do Hospital Márcio Cunha, no bairro das Águas.

Segundo a Referência Técnica de Enfermagem do Departamento de Atenção Básica da PMI, Fabiana Figueiredo, “esta será uma oportunidade das gestantes conhecerem as salas de acolhimento e de preparo que elas freqüentarão nos momentos que antecedem o parto”.

“Cada gestação é uma experiência única para a mulher. Quando podemos oportunizar à gestante esse conhecimento sobre o local do nascimento do seu bebê, os profissionais que a receberão e os seus direitos, nós asseguramos um atendimento humanizado, bem feito, dando, especialmente, nesse momento único, mais segurança, mais conforto”, detalha.

gestantes

Além das atividades ofertadas nas Unidades de Saúde de Ipatinga, como consultas com médicos e enfermeiros, exames, Teste do Pezinho, avaliação de desenvolvimento da criança, a Semana pretende levar muita orientação para as participantes

“Nós sabemos que a mortalidade materno-infantil oferece risco quando há falta de orientação e acompanhamento. No momento que a gestante aprende sobre quando procurar o serviço de urgência, que medicamentos pode usar durante sua gravidez, os mitos e verdades sobre aleitamento materno, as grávidas passam a ter mais segurança e junto com o bebê têm também mais qualidade de vida”, finaliza.

Para participar da visita acompanhada na Maternidade do Hospital Márcio Cunha (HMC), as gestantes da rede pública de saúde devem ligar para o Departamento de Atenção Básica da Prefeitura de Ipatinga, no telefone 3829-8010.

A ação é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e de Educação da Prefeitura de Ipatinga.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *